• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Ex-presidente Trump volta a Washington pela primeira após deixar Presidência
Mundo

Ex-presidente Trump volta a Washington pela primeira após deixar Presidência

Ele discursará para grupo conservador formado por alguns de seus ex-assessores da Casa Branca

Por Da Redação
Ás

Ex-presidente Trump volta a Washington pela primeira após deixar Presidência

Foto: Isac Nóbrega/PR

Nesta terça-feira (26), o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump volta à Washington D.C pela primeira vez depois do seu mandato. Trump fará o discurso principal em um evento realizado pelo America First Policy Institute, um ‘think tank’ conservador formado por alguns de seus ex-assessores da Casa Branca.

A cúpula vai discutir os planos do Partido Republicano para combater a inflação e melhorar o sistema de imigração dos Estados Unidos. Segundo os líderes da organização, a agenda não deve impedir que o ex-presidente reitere as falsas declarações sobre as eleições de 2020. 

O encontro acontece menos de uma semana depois que um comitê da Câmara, americana que investiga a invasão ao Capitólio de Washington, descrever em audiência no horário nobre como Trump escolheu não agir diante da violência de seus apoiadores.

Segundo a investigação, Trump assistiu o ataque pela cobertura televisa e passou horas se recusando a intervir. No mês passado, durante uma conferência da non-profit conservadora Faith and Freedom Coalition, no Tennessee, Trump atacou novamente Mike Pence, seu ex-vice-presidente, por se recusar a interferir na certificação do Congresso da vitória de Joe Biden no fatídico 6 de janeiro.

“Mike Pence teve a chance de ser grande. Ele teve a chance de ser francamente histórico”, disse Trump. “Mas assim como [o ex-procurador-geral] Bill Barr e o resto dessas pessoas fracas, Mike – e digo isso com tristeza porque gosto dele – não teve coragem de agir.”

O comitê investigativo da Câmara mostrou como a campanha de pressão de Trump sobre Pence gerou uma situação perigosa para o político. Durante a invasão ao Capitólio os apoiadores a Trump gritavam “Enforquem Mike Pence!”. O ex-vice presidente estava no Senado e foi retirado do local. 

Tanto Trump quanto Pence consideram lançar campanhas presidenciais em 2024. Trump indica um retorno a Washington desde que deixou o cargo no ano passado. Mike Pence tem intensificado suas aparições públicas aumentando as especulações sobre seus planos para as próximas eleições.  

Mas, segundo pesquisa do jornal The New York Time, em parceria com a Siena College, realizada neste mês, metade dos eleitores republicanos disseram que preferiam apoiar um candidato diferente de Trump nas eleições primárias, em que republicano disputa contra republicano. Neste levantamento, Pence aparece com apenas 6% dos eleitores. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.