Saúde

Exame de sangue é capaz de diagnosticar ansiedade, diz estudo

Teste examina biomarcadores capazes de identificar quadro do paciente

Por Da Redação
Ás

Exame de sangue é capaz de diagnosticar ansiedade, diz estudo

Foto: Reprodução/Pixabay

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, desenvolveram um exame que permite diagnosticar a ansiedade. Um estudo, publicado no periódico científico Molecular Psychiatry, mostra que o teste, feito pela coleta de sangue, examina biomarcadores capazes de identificar o risco de alguém desenvolver ansiedade, a gravidade do quadro atual e quais as melhores abordagens terapêuticas para tratamento. 

“Muitas pessoas sofrem de ansiedade, que pode ser muito incapacitante e interferir na vida diária”, disse em comunicado o professor de psiquiatria Alexander Niculescu, autor do estudo.

Segundo o especialista, a abordagem atual é a análise clínica, que direciona ao receituário medicamentoso. "Queríamos ver se nossa abordagem para identificar biomarcadores sanguíneos poderia nos ajudar a associar as pessoas aos medicamentos existentes que funcionariam melhor e poderiam ser uma escolha não viciante”, completa.

O estudo foi realizado em três etapas, cada uma de forma independente: descoberta, validação e teste. Todos os participantes fizeram coletas de sangue com intervalos entre três e seis meses. Ao examinar os biomarcadores de RNA no sangue, os pesquisadores puderam identificar o estado atual de ansiedade dos pacientes e combiná-los com medicamentos e nutracêuticos.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário