Política

Exame/Ideia: Distância entre Lula e Bolsonaro cai de 11% para 8% no primeiro turno

Diferença entre os dois já foi de 17%, em janeiro de 2022

Por Da Redação
Ás

Exame/Ideia: Distância entre Lula e Bolsonaro cai de 11% para 8% no primeiro turno

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um novo levantamento do Exame/Ideia, divulgada nesta quinta-feira (25), apontou que a distância entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) nas intenções de voto caiu de 11% para 8%.

Em uma pergunta estimulada, quando os nomes são apresentados previamente, Lula tem 44% das intenções de voto, mesmo número registrado na pesquisa na pesquisa Exame/Ideia de um mês atrás. Já Bolsonaro subiu de 33% para 36%. O aumento do chefe do Executivo está no limite da margem de erro do estudo, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

No levantamento do Exame/Ideia, a maior distância entre os dois no primeiro turno foi observada em janeiro de 2022, quando a diferença era de 17%. Neste período, o petista cresceu de 41 para 44 pontos e o presidente saltou de 12 para 24 pontos.  

Ainda na simulação de primeiro turno, Ciro Gomes (PDT) aparece com 9%, e Simone Tebet (MDB) 4%. Os demais candidatos fizeram 1% ou não pontuam. Brancos e Nulos somam 2% e 3% dos eleitores participantes do estudo não souberam responder.

Para a pesquisa, foram ouvidas 1.500 pessoas entre os dias 19 e 24 de agosto. As entrevistas foram feitas por telefone, por meio de ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A sondagem foi registrada no TSE com o número BR-02405/2022. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.