Exame/Ideia: Lula lidera com 40% das intenções de voto, contra 29% de Bolsonaro

O levantamento ouviu 1.500 pessoas entre os dias 18 e 23 de março

Por Da Redação
Ás

Exame/Ideia: Lula lidera com 40% das intenções de voto, contra 29% de Bolsonaro

Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida eleitoral para a Presidência este ano. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputa a reeleição, aparece em segundo lugar, conforme uma pesquisa encomendada pela revista Exame, realizada pelo Instituto Ideia.

Como mostra o levantamento, Lula tem 40% das intenções de voto frente aos 29% de Bolsonaro. A diferença entre os dois é de 11%, maior do que a porcentagem de eleitores que declarou voto em Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos), ambos com 9%.

Para chegar ao resultado, 1.500 pessoas foram ouvidas entre os dias 18 e 23 de março. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Quando comparada com a última pesquisa, feita há um mês, Lula perdeu 2 pontos percentuais, enquanto Bolsonaro ganhou a mesma quantidade. Ambas mudanças são dentro da margem de erro. Dessa forma, a diferença entre os dois caiu de 15% para 11%, o que pode gerar acomodação de votos.

Na pesquisa espontânea, a diferença entre os dois primeiros segue semelhante e Lula registrou 34,6% das intenções de voto frente aos 25% de Jair Bolsonaro. Já os candidos Ciro Gomes e Moro permaneceram empatados, desta vez com 4%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-04244/2022.

Primeiro turno:

Cenário Espontâneo

- Lula (PT) - 34,6%

- Jair Bolsonaro (PL) - 25%

- Ciro Gomes (PDT) - 4%

- Sergio Moro (Podemos) 4%

- Eduardo Leite (PSDB) - 1%

- Ninguém/Branco//Nulo - 16%

- Não Sabem - 15%

Cenário Estimulado

- Lula (PT) - 40%

- Jair Bolsonaro (PL) - 29%

- Ciro Gomes (PDT) - 9%

- Sergio Moro (Podemos) 9%

- Eduardo Leite (PSDB) - 2%

- João Doria (PSDB) - 1%

- Ninguém/Branco//Nulo - 4%

- Não Sabem - 2%

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário