Expansão do atendimento do novo RG na Bahia começa em agosto
Porém, serviço está suspenso até dia primeiro em alguns postos
Foto: Reprodução / Divulgação
O SAC e o Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) vão expandir, a partir de 1º de agosto, o atendimento para a emissão da nova Carteira de Identificação Nacional (CIN). Inicialmente, o serviço estará disponível em cinco postos na capital baiana e dois na Região Metropolitana de Salvador (RMS): SAC Barra, Bela Vista, Shopping da Bahia, Comércio e Uruguai, na capital; e Camaçari e Lauro de Freitas, na RMS.
A expansão continuará a partir de 8 de agosto, incluindo mais seis postos: SAC Cajazeiras, Liberdade, Pau da Lima e Periperi, na capital; e Candeias e Simões Filho (Shopping Multicenter Empresarial), na RMS. No interior do estado, a implantação começa em 15 de agosto, nos postos SAC Feira I e II, Conquista I e II, Ilhéus, Irecê, Itabuna e Barreiras.
Suspensão de atendimento
Para iniciar a expansão do novo RG, o atendimento nos sete postos que passarão a disponibilizar o serviço será suspenso entre os dias 29 e 31 de julho. Os postos afetados são SAC Barra, Bela Vista, Shopping da Bahia, Comércio, Uruguai (Outlet Center), Camaçari (Boulevard Shopping) e Lauro de Freitas (Parque Shopping Bahia). A entrega do RG antigo continuará normalmente nesses dias, mediante apresentação do protocolo.
Agendamento
O agendamento para emissão da CIN pode ser feito através do aplicativo ou do portal http://ba.gov.br. É necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original, cópia autenticada ou em formato eletrônico). Certidões plastificadas exigem uma cópia adicional. A CIN permite a inclusão de outros números de documentos e condições de saúde, além de dados como tipo sanguíneo e opção de doador de órgão.
A CIN também tem uma versão digital, disponível no GOV.BR três dias após a impressão, e inclui um QR Code para verificação de autenticidade. O padrão antigo do RG será válido até 28 de fevereiro de 2032.
Validade
Com um investimento de R$ 8,6 milhões, a CIN tem validade variável de acordo com a faixa etária: cinco anos para pessoas de 0 a 12 anos, dez anos para pessoas de 12 a 60 anos, e validade indeterminada para pessoas acima de 60 anos.
Para mais informações, os cidadãos podem acessar os sites http://www.saeb.ba.gov.br e www.sac.ba.gov.br, ou ligar para o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).