• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Turismo brasileiro espera igualar número de visitantes estrangeiros pré-pandemia

Turismo brasileiro espera igualar número de visitantes estrangeiros pré-pandemia

Entre Janeiro e setembro, país recebeu cerca de 5 milhões de visitantes

Por Da Redação
Ás

Turismo brasileiro espera igualar número de visitantes estrangeiros pré-pandemia

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Autoridades federais e agentes do setor de turismo esperam que o total de turistas internacionais volte a atingir a casa dos 6 milhões ainda este ano, consolidando a tendência de retomada do ritmo pré-pandemia da covid-19. Cerca de 5 milhões de estrangeiros visitaram o Brasil em 2023. Só entre janeiro e setembro, estes visitantes injetaram em torno de R$25 bilhões na economia nacional.

Em 2019, por exemplo, o país recebeu 6,35 milhões de estrangeiros. Em 2022, foram 3,6 milhões.

“Tudo indica que vamos chegar a dezembro batendo o recorde de arrecadação com o turismo internacional, passando a marca de R$ 34 bilhões”, disse Marcelo Freixo, presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do (Embratur). O turismo no Brasil corresponde a 8% do PIB (Produto Interno Bruto) e emprega 7,9 milhões de pessoas, segundo Freixo.

De acordo com Celso Sabino, Ministro do Turismo, com a retomada das viagens, o setor voltou a gerar vagas de trabalho e a movimentar a economia em todo o mundo, trazendo boas perspectivas para o Brasil. 

“Os números [resultados atuais] tendem a aumentar com o país à frente da liderança do G20, grupo que reúne as maiores economias mundiais, e com as quais teremos vários contatos, aqui, em 2024”, declarou o ministro.

Salvador destino mais procurado 

A capital baiana está entre os destinos mais buscado como destino para 2024, segundo uma pesquisa realizada pela Airbnb. Salvador só fica atrás de Fortaleza, capital cearense que é a mais procurada pelos viajantes. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário