Exportação de milho do Brasil registra maior volume para fevereiro desde 2016
Embarque do cereal brasileiro cresceu cerca de três vezes em comparação ao mesmo período de 2022
Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil
Dados divulgados pelo governo federal nessa quarta-feira (1°) revelaram que em fevereiro a exportação de milho do Brasil registrou seu maior volume para o período desde 2016. A exportação do cereal brasileiro alcançou a marca de 2,28 milhões de toneladas no segundo mês de 2023.
Em 2016, a exportação de milho do Brasil somou 5,37 milhões de toneladas, segundo dados do governo. Já em 2023, a exportação do cereal brasileiro cresceu cerca de três vezes quando comparado a fevereiro de 2022, quando a disponibilidade era menor.
Segundo o subsecretário de inteligência e Estatísticas de Comércio Exterior, Herlon Brandão, a China tem um papel relevante no resultado positivo das exportações.
“A abertura do mercado da China certamente favorece os embarques do milho. A produção brasileira também, o Brasil deu um salto de produção”, afirma.
O subsecretário afirma que, atualmente, o milho "rivaliza" com a soja. "Antes era muito superior (à soja). Então é uma das principais culturas produzidas e tem previsão de aumento de safra", comentou, em referência à safra recorde esperada para 2023.