Exportações e importações da América Latina e do Caribe registram queda
Os números constam de relatório divulgado nesta sexta (22)
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
As exportações da América Latina e do Caribe registram quedas de 13% em 2020, se comparado com o mesmo período do ano anterior. As importações recuaram também em 20%.
Os números constam de relatório divulgado nesta sexta (22) pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Mesmo com a queda, a contração foi menor que a prevista em agosto do ano passado, quando o órgão tinha projetado queda de 23% no valor exportado para 2020.
A justificativa para esse número seria a pandemia do coronavírus. A cepal espera reverter o quadro e recomenda aos países da região que promovam uma agenda compartilhada de facilitação do comércio; investimentos em infraestrutura de transporte e de logística e cooperação digital em setores que podem dinamizar a economia.
O comércio intrarregional ajuda a diversificar a produção e a internacionalizar empresas, principalmente as de menor porte, reduzir a igualdade de gênero no comércio, ao impulsionar a participação de mulheres empreendedoras nas cadeias produtivas regionais e em setores dinamizadores.