• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • FAB inicia missão de combate a incêndios no Pantanal com aeronave KC-390
Brasil

FAB inicia missão de combate a incêndios no Pantanal com aeronave KC-390

Governo do Mato Grosso do Sul decreta estado de emergência devido à gravidade dos incêndios

Por Da Redação
Ás

FAB inicia missão de combate a incêndios no Pantanal com aeronave KC-390

Foto: Embraer/Divulgação.

A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou a primeira missão aérea real de combate a incêndios utilizando a aeronave KC-390 Millennium, que tem capacidade para lançar 12 mil litros d’água, para enfrentar as chamas que devastam o Pantanal. A situação é crítica, com o governo do Mato Grosso do Sul decretando estado de emergência por 180 dias devido à propagação dos incêndios florestais.

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a seca severa tem contribuído para o aumento dos focos de incêndio na região. A ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, destacou a gravidade da situação, classificando as queimadas no Pantanal como "fora da curva" e uma das piores já vistas no bioma, com mais de 3 mil focos registrados este ano.

Marina Silva apontou os incêndios provocados por criadores de gado para renovação de pastagens como um dos principais causadores das queimadas, classificando a prática como criminosa. Em resposta, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul proibiram esse tipo de manejo até o final do ano para tentar conter a situação emergencial na região.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário