Homem é preso por falsificar diplomas em nome da UFRGS
Prisão ocorreu durante a Operação Engodo, deflagrada pela Polícia Federal
Foto: PF
Um homem foi preso, nesta sexta-feira (28), acusado de falsificar diplomas em nome da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ele praticava os crimes na sua própria clínica, localizada no bairro Farroupilha, em Porto Alegre.
A prisão foi realizada pela Polícia Federal, através da Operação Engodo. A ação tem o objetivo de desarticular um grupo responsável por falsificar diplomas de mestrado e doutorado em nome da UFRGS. Além disso, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão.
Segundo as investigações, as irregularidades contaram com o auxílio dos Conselhos de Biomedicina e de Odontologia. Além disso, o grupo envolvido nas ações prometia a revalidação de diplomas obtidos em países como Venezuela, Colômbia, Equador e Estados Unidos.
O grupo criminoso cobrava cerca de R$ 7 mil para falsificar os diplomas que eram apresentados perante os entes públicos municipais, estaduais e federal. A Polícia Federal estima que cerca de dois mil diplomas falsos já tenham sido gerados pelo grupo criminosos.