FAB vai investir R$ 293 milhões na manutenção de aeronaves com mais de 20 anos
Contrato de suporte logístico abrange modelos EMB 130/145 utilizados em diversas operações
Foto: Reprodução/ FAB
A Força Aérea Brasileira (FAB) está destinando R$ 293,7 milhões para a manutenção de uma frota de aeronaves com mais de 20 anos de uso, especificamente modelos da família EMB 130/145, como o E-99, R-99, C-99 e VC-99. O contrato, com duração inicial de três anos e possibilidade de extensão por até uma década, abrange reparos de componentes, fornecimento de materiais consumíveis, entre outros serviços essenciais para manter a operacionalidade das aeronaves.
Os modelos EMB 135 (VC-99), utilizados em missões de transporte logístico e de passageiros, desempenham papel fundamental no deslocamento de comitivas do Executivo e Legislativo em viagens oficiais. Por sua vez, aeronaves como o R-99 são vitais em operações de reconhecimento e inteligência.
Desde sua incorporação pela FAB em 2002, parte dessas aeronaves foi adquirida da antiga companhia aérea Rio Sul, adaptadas para uso militar. O contrato atual, resultante de uma licitação lançada na última segunda-feira (18/3), contempla uma ampla gama de serviços essenciais, garantindo a operacionalidade e segurança das aeronaves ao longo dos próximos anos.