Facções criminosas do RJ sequestram antenas de telefonia e internet e geram prejuízo para mais de 158 mil pessoas
De acordo com as operadoras, já são 26 antenas sob o controle dos criminosos
Foto: Reprodução/O Regional
Facções criminosas do Rio de Janeiro (RJ) estão tomando o controle de antenas de telefonia e internet em vários bairros da capital carioca e da região metropolitana. De acordo com as operadoras, já são 26 antenas sob o controle dos criminosos, o que afeta 158 mil pessoas em 72 bairros na capital e em mais 3 cidades da Região Metropolitana: São Gonçalo, Niterói e Itaboraí.
Os moradores se queixam que na pandemia a atuação dos bandidos dificulta sobretudo quem precisa da internet para trabalhar em regime de home office durante a pandemia. Em algumas das áreas, o controle de quem pode passar começa já com barricadas.
Com os técnicos impedidos de entrar nas instalações para fazer a manutenção, muitas antenas ficam sem serviço e, dependendo do tamanho da área coberta, um único equipamento fora de serviço pode representar quatro mil moradores sem acesso.
Procurado pela TV Globo, o Ministério Público do Rio afirmou que vai solicitar à Polícia Civil a instauração de inquérito sobre os fatos mostrados na reportagem e que irá acompanhar as investigações. Já a secretaria de Polícia Civil do Rio informou que tem feito operações e fiscalizações com frequência para reprimir as quadrilhas.