Política

Fachin concede liberdade condicional à Paulo Maluf

Ex-governador de São Paulo está internado com Covid-19

Por Da Redação
Ás

Fachin concede liberdade condicional à Paulo Maluf

Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, autorizou na última quinta-feira (24) o ex-governador de São Paulo, Paulo Maluf, a cumprir pena em liberdade condicional. O político, de 90 anos, está internado no Hospital Vila Nova Star, na zona sul da capital paulista, após testar positivo para a Covid-19.

Na decisão, Fachin reconhece que, pelos critérios definidos em lei, Maluf pode pedir a progressão do regime. Além disso, o ministro também considera o quadro de saúde do ex-governador.

A assessoria de Maluf apontou que ele deve receber alta médica até o final desta semana. Anteriormente, o ex-governador chegou a ser internado por um quadro de pneumonia.

Maluf foi condenado pelo STF em duas ações penais: por lavagem de dinheiro desviado da prefeitura e por caixa dois na campanha para a Câmara dos Deputados, em 2010. Ele ficou preso em regime fechado no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, entre dezembro de 2017 e abril de 2018. Após decisão do ministro Dias Toffoli, o político passou a cumprir a primeira pena em casa.

Em 2019, após ser condenado pela segunda vez, o regime fixado já foi o domiciliar. Em maio do ano passado, no entanto, a defesa de Maluf apresentou um laudo psiquiátrico apontando quadro de demência por Doença de Alzheimer.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário