• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Fachin dá 5 dias para Bolsonaro se manifestar sobre reunião com embaixadores
Brasil

Fachin dá 5 dias para Bolsonaro se manifestar sobre reunião com embaixadores

Presidente do TSE determinou que todas as partes envolvidas no pedido feito pela oposição sejam ouvidas

Por Da Redação
Ás

Fachin dá 5 dias para Bolsonaro se manifestar sobre reunião com embaixadores

Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE | Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, hoje, 21, deu um prazo de cinco dias, para que o presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifeste em ações que questionam declarações de Bolsonaro em reunião com embaixadores.

O pedido foi realizado por siglas como PT, PDT, Rede e PCdoB e é referente às falas do presidente ditas durante reunião com embaixadores na segunda-feira (18). Na ocasião, Bolsonaro atacou a Justiça Eleitoral e a integridade das urnas. Segundo a sigla, trata-se de veiculação de propaganda antecipada negativa.

O PDT pediu que a Corte retire do ar vídeos do Instagram e do Facebook. Já o PT pediu que Bolsonaro seja obrigado a retirar o vídeo de suas páginas de redes sociais. Já a Rede e o PCdoB pedem que o conteúdo seja retirado do Youtube.

Através de despacho feito nesta quinta-feira (21), o ministro solicitou também a manifestação de todas as partes envolvidas no pedido, além do próprio presidente.

“Antes, porém, de poder analisar o pedido formulado em caráter de urgência, faz-se necessária a aferição da regularidade do meio processual adotado. Isso porque embora a demanda tenha sido identificada como Representação, da leitura da petição inicial extrai-se da causa de pedir que os fatos retratados indicam que a aduzida prática de desinformação volta-se contra a lisura e confiabilidade do processo eleitoral, marcadamente, das urnas eletrônicas”, diz Fachin na peça.

Além disso, no pedido realizado na terça, o PDT solicita que o presidente e seu partido, o PL, sejam multados em “patamar máximo” por veiculação de propaganda antecipada negativa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário