7 em cada 10 transações bancárias no país são feitas por canais digitais, aponta Febraban
Resultado foi impulsionado pelo crescimento de 28% nas operações com smartphones, que totalizaram 67,1 bilhões
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Sete em cada dez operações bancárias feitas no Brasil em 2021, de um total de 119,5 bilhões de transações, foram realizadas pela internet e pelo celular. Foi o que apontou uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), divulgada nesta quinta-feira (21).
De acordo com o levantamento, o resultado foi impulsionado pelo crescimento de 28% nas operações com smartphones, que totalizaram 67,1 bilhões e representam 56% do total. Já as transações por internet banking aumentaram 6%.
Pelo celular, a movimentação financeira teve crescimento de 75% no ano passado, passando de 9,3 bilhões de transações para 16,3 bilhões de operações. A pesquisa também revela que as transações relacionadas a pagamentos cresceram 72% no mobile banking.
Além disso, a Febraban também constatou um aumento no uso dos aplicativos bancários por parte dos clientes. O usuário de aplicativo acessa o seu banco, em média, 40 vezes por mês, praticamente o dobro das 24 vezes registradas do ano anterior.
Já a média de logins por cliente heavy user (usuário pesado) no aplicativo no celular (aquele que realizou mais de 80% das suas transações financeiras e não financeiras neste canal em um período de 3 meses) chegou a 59 vezes por mês no ano passado ante 57 em 2020.
Pix
Segundo a pesquisa, no período entre março de 2021 e março de 2022, o número de usuários que pagaram mais de 30 Pixs por mês cresceu 809%, enquanto a base geral de usuários cadastrados cresceu 72%. Já a base de usuários que receberam mais de 30 Pix por mês avançou 464%.
Seguro
Os dados mostram ainda que 57,5 milhões de seguros foram contratados na rede bancária em 2021, sendo 80% deles nos canais físicos (agências e postos de atendimento bancários), seguido por mobile banking, com 9%. Os seguros mais renovados são os de automóveis, vida e cartões.
A pesquisa constatou que os bancos estão apostando em inovação e personalização para a transição para o Open Insurance (expansão do sistema aberto para mercado de seguros): 54% dos respondentes disseram que focam na inovação de produtos e cobertura de novos riscos; 54% trabalham na personalização de canais e produtos; 46% utilizam mais analytics na tomada de decisões.
A Febraban informou que, para essa etapa da pesquisa, a coleta de dados foi realizada por meio de formulário eletrônico entre abril e junho deste ano. Vinte e dois bancos responderam o formulário, o que representa 87% dos ativos da indústria bancária no país.