• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Falta de chuva há mais de 100 dias causa baixa dos reservatórios de água no sudoeste da Bahia
Bahia

Falta de chuva há mais de 100 dias causa baixa dos reservatórios de água no sudoeste da Bahia

Barragens abastecem os municípios de Vitória da Conquista, Belo Campo, Jequié e Guanambi

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Falta de chuva há mais de 100 dias causa baixa dos reservatórios de água no sudoeste da Bahia

Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Quatro barragens, localizadas no sudoeste da Bahia, registraram baixas nos níveis de água devido a falta de chuva na região há mais de 100 dias.  

Os reservatórios abastecem as cidades de Vitória da Conquista, Belo Campo, Jequié e Guanambi. A Barragem de Água Fria 2, principal barragem que atende Belo Campo e Vitória da Conquista, está atualmente com 83% de capacidade, o que representa 5,2 bilhões de litros de água. O local tem capacidade de armazenar 6,4 bilhões de litros.

Para manter o abastecimento de água em Vitória da Conquista dentro da normalidade, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) acionou duas adutoras: Catolé e Gaviãozinho. 

Em Guanambi, o ​​reservatório de Ceraíma está com 34,6 milhões de metros cúbicos de água, o que equivale a 68,4% da capacidade total. A cidade está há 161 dias sem chuvas. As últimas caíram nos primeiros dias de abril. Os dados são do Pluviômetro Automático da Agência Sertão.

A barragem de Ceraíma é usada na irrigação do perímetro irrigado e complementa o abastecimento de água em Guanambi, Candiba, Pindaí, Caetité, Lagoa Real, Rio do Antônio.

Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva deve chegar na região ainda em outubro, mas em menor intensidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.