Falta de chuva há mais de 100 dias causa baixa dos reservatórios de água no sudoeste da Bahia
Barragens abastecem os municípios de Vitória da Conquista, Belo Campo, Jequié e Guanambi
Foto: Reprodução/TV Sudoeste
Quatro barragens, localizadas no sudoeste da Bahia, registraram baixas nos níveis de água devido a falta de chuva na região há mais de 100 dias.
Os reservatórios abastecem as cidades de Vitória da Conquista, Belo Campo, Jequié e Guanambi. A Barragem de Água Fria 2, principal barragem que atende Belo Campo e Vitória da Conquista, está atualmente com 83% de capacidade, o que representa 5,2 bilhões de litros de água. O local tem capacidade de armazenar 6,4 bilhões de litros.
Para manter o abastecimento de água em Vitória da Conquista dentro da normalidade, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) acionou duas adutoras: Catolé e Gaviãozinho.
Em Guanambi, o reservatório de Ceraíma está com 34,6 milhões de metros cúbicos de água, o que equivale a 68,4% da capacidade total. A cidade está há 161 dias sem chuvas. As últimas caíram nos primeiros dias de abril. Os dados são do Pluviômetro Automático da Agência Sertão.
A barragem de Ceraíma é usada na irrigação do perímetro irrigado e complementa o abastecimento de água em Guanambi, Candiba, Pindaí, Caetité, Lagoa Real, Rio do Antônio.
Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva deve chegar na região ainda em outubro, mas em menor intensidade.