Falta pouco para o Brasil atingir 100 milhões de vacinados contra Covid
Mais de 60% da população acima de 18 anos estará imunizada com pelo menos a primeira dose nos próximos dias
Foto: Reprodução / Agência Brasil
Nos próximos dias, o Brasil deve ultrapassar as 100 milhões de pessoas imunizadas com pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, até essa segunda (19), foram 90.125.448 imunizados – somente na última semana, o país administrou cerca de 6 milhões de doses.
Quando alcançado, o número de 100 milhões representará 63,2% da população elegível (acima de 18 anos) imunizada em território nacional. O público-alvo do Plano Nacional de Vacinação inclui 158 milhões de brasileiros. Ainda não estão sendo contabilizados menores de idade.
Entre as pessoas vacinadas até o momento, 33.991.491 tomaram as duas doses, o que representa 22% do público-alvo.
Em comparação, os Estados Unidos vacinaram 68,3% da população acima de 18 anos com pelo menos uma dose, segundo o levantamento do jornal The New York Times divulgado na segunda-feira (19), com dados do CDC, o órgão equivalente ao Ministério da Saúde no país.
Ao contrário do Brasil, porém, a velocidade de vacinação nos EUA vem caindo rapidamente. Em abril, o governo norte-americano chegou a imunizar mais de 3 milhões de pessoas por dia. Na última semana, contudo, a média foi de 520.952 vacinas aplicadas diariamente.
Em contrapartida, o Brasil, deve receber 40,4 milhões de doses até o fim de julho, e está em processo de aceleração na aplicação do imunizante. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que o governo pretende vacinar toda a população adulta do país até setembro com pelo menos a primeira dose.