• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Farmacêutica que produz vacina contra dengue promete priorizar fornecimento ao Ministério da Saúde
Brasil

Farmacêutica que produz vacina contra dengue promete priorizar fornecimento ao Ministério da Saúde

Empresa afirma que venda à iniciativa privada será limitada para suprir a demanda de quem já tomou a primeira dose

Por Da Redação
Ás

Farmacêutica que produz vacina contra dengue promete priorizar fornecimento ao Ministério da Saúde

Foto: DIVULGAÇÃO/TAKEDA

A empresa japonesa Takeda, fabricante da vacina contra a dengue Qdenga, declarou que dará prioridade ao contrato estabelecido com o Ministério da Saúde e restringirá a venda do imunizante no mercado privado, atendendo apenas à demanda daqueles que já receberam a primeira dose.

A Takeda disse ainda estar "comprometida em apoiar as autoridades de saúde" e que o fornecimento da vacina para a iniciativa privada "será limitado para suprir e priorizar o quantitativo necessário para que as pessoas que tomaram a primeira dose do imunizante na rede privada completem seu esquema vacinal".

A farmacêutica afirma, ainda, que especula soluções possíveis para o aumento de doses disponíveis e que está "fortemente comprometida" em buscar parcerias com laboratórios nacionais. 

A vacina

A Qdenga é uma vacina tetravalente que protege contra quatro sorotipos do vírus da dengue. Seu público-alvo será composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, e as primeiras aplicações estão programadas para ocorrer em fevereiro.

O Ministério da Saúde adquiriu 6,6 milhões de dose do imunizante que devem ser entregues ao longo deste ano. Outras 9 milhões estão previstas para 2025.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário