Farmacêutica que produz vacina contra dengue promete priorizar fornecimento ao Ministério da Saúde
Empresa afirma que venda à iniciativa privada será limitada para suprir a demanda de quem já tomou a primeira dose
Foto: DIVULGAÇÃO/TAKEDA
A empresa japonesa Takeda, fabricante da vacina contra a dengue Qdenga, declarou que dará prioridade ao contrato estabelecido com o Ministério da Saúde e restringirá a venda do imunizante no mercado privado, atendendo apenas à demanda daqueles que já receberam a primeira dose.
A Takeda disse ainda estar "comprometida em apoiar as autoridades de saúde" e que o fornecimento da vacina para a iniciativa privada "será limitado para suprir e priorizar o quantitativo necessário para que as pessoas que tomaram a primeira dose do imunizante na rede privada completem seu esquema vacinal".
A farmacêutica afirma, ainda, que especula soluções possíveis para o aumento de doses disponíveis e que está "fortemente comprometida" em buscar parcerias com laboratórios nacionais.
A vacina
A Qdenga é uma vacina tetravalente que protege contra quatro sorotipos do vírus da dengue. Seu público-alvo será composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, e as primeiras aplicações estão programadas para ocorrer em fevereiro.
O Ministério da Saúde adquiriu 6,6 milhões de dose do imunizante que devem ser entregues ao longo deste ano. Outras 9 milhões estão previstas para 2025.