Farol da Bahia acelera o novo Peugeot e-2008 elétrico

Crossover chega importado da Espanha com motor elétrico de 136cv e 340km de autonomia

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Farol da Bahia acelera o novo Peugeot e-2008 elétrico

Com poucas novidades este ano, a Peugeot focou na estratégia de eletrificação liderando o portfólio de modelos com novas tecnologias dentro do grupo Stellantis. Hoje a marca lança no país o SUV e-2008. O SUV representa a nova geração do crossover e chega ao país somente na motorização elétrica. Produzido sobre a plataforma e-CMP, ele tem a mesma base do e-208 que acaba de ter o preço reduzido.

Com visual ousado, o e-2008 traz a atual identidade da Peugeot com os faróis “dente de sabre” e a grade em degradê com detalhes na cor da carroceria, combinam com fortes vincos laterais que se “fecham” e “abrem” de forma ousada. Na traseira, as três lanternas destacadas e unidas por uma base central e o pára-choque destacado formam um conjunto difícil de ser criticado do ponto de vista estético. 

Por dentro o e-2008 repete muitos elementos do Peugeot 208 e e-208. O volante i-Cockpit, a mescla de plásticos com curvas profundas e os bancos em couro com apoio lateral dão novo tom ao crossover. As forrações laterais trazem couro e costura em verde limão e há iluminação interna como no Peugeot 3008. Entre as novidades estão o sistema de transmissão com nova alavanca denominada e-Toggle com acionamento por botões. 

Compacto, o Peugeot e-2008 mede 4,30m de comprimento, 1,77m de largura e 1,53m de altura com 2,60m de entre eixos. No porta-malas de 405 litros há um segundo compartimento que protege ainda o kit de reparo de pneus e o cabo de carga para tomadas aterradas comuns. 

Falando em recarga o Peugeot e-2008 tem motor elétrico de 136cv com 26kgfm de torque capaz de acelerar de 0-100km/h em 9s. Há 216 módulos de bateria que somam 50kw suficiente para rodar até 345km por recarga no ciclo WLTP. O Pack de baterias é resfriado por um sistema que usa água etilenoglicol, semelhante ao usado nos radiadores de carros a combustão e tem oito anos ou 160.000km de garantia. 

O Peugeot e-2008 é recarregado em 30 minutos nos pontos de alta velocidade com 100kW ou 53 minutos nos pontos de 50kW. Em um wallbox residencial leva apenas 6h para recarga completa enquanto na tomada comum aterrada levará extensas 24h para um reabastecimento total. 

Apesar do conjunto mecânico interessante de torque imediato e com bom controle graças à tecnologia empregada em tração e suspensão, o Peugeot e-2008 fica devendo alguns itens esperados pata sua classe e seu preço. É o caso de itens ausentes como abertura elétrica do porta-malas, bancos elétricos e multimídia que apesar de bem conectada exige cabo de conexão e não traz câmeras integrais, apenas uma traseira de resolução mediana. 

O motor e o perfil de direção do e-2008 surpreendem. O crossover não é grande demais e “veste” bem o motorista que tem boa calibração de direção e um conjunto de rodas e pneus aro 18 de rodar bem silencioso. A frenagem é garantida por quatro freios a disco com ABS e o controle de tração e estabilidade atuam com presteza nas correções necessárias. 

 

O preço de R$ 259,9 mil certamente está muito além do que se cobra de um carro a combustão. Ele é um pouco mais caro que os sedãs médios brasileiros na faixa de R$ 220 mil mas tem a inovação tecnológica e o fato de ser produzido na Espanha importado para o Brasil sem qualquer incentivo fiscal. Mas a novidade é bem mais em conta que modelos premium tendo desempenho interessante e bom conjunto mecânico para liderar a transição energética dentro do grupo Stellantis.

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