Farol da Bahia acompanha lançamento do Chevrolet Spark EUV

Novidade estreia em 138 concessionárias do país incluindo Nordeste

Por Marcos Camargo Jr.
Às

Farol da Bahia acompanha lançamento do Chevrolet Spark EUV

A General Motors apresentou em Brasília/DF o Spark EUV, seu novo SUV elétrico compacto com preço de R$ 159,9 mil. Produzido na China pela Baojun, o modelo marca o início de uma nova fase da GM no Brasil, ao lado do Captiva EV, previsto ainda para este ano. O movimento começou há pouco mais de um ano quando a Chevrolet lançou o Blazer EV e depois o Equinox também elétrico mas já teve carros como o Bolt e o Bolt EUV há poucos anos. O Farol da Bahia acompanha o lançamento da novidade na capital federal. 

O lançamento ocorreu na capital federal, escolhida por concentrar 10,5% das vendas de veículos elétricos do país. Agora, o Spark EUV passa a ser comercializado em 138 concessionárias Chevrolet, dentro de uma rede de mais de 600 distribuidores espalhados pelo Brasil.

“Dolphin e Mini Dolphin aceleraram esse mercado, e agora introduzimos o Spark em um dos segmentos de maior expansão no Brasil, o dos SUVs.”, disse Paula Saiani, diretora de Marketing da GM.

Design e dimensões

O Spark EUV aposta em um visual SUV de linhas quadradas, com aspecto “boxy” e logo escurecido da GM. Embora compacto, oferece boa sensação de espaço interno. Com perfil diminuto, o Spark segue a mesma linhas do modelo chinês apenas com o logotipo da GM sendo comercializado em outros países da América Latina e no Oriente Médio por exemplo. Dados técnicos das dimensões:

    •    Comprimento: 4,00 m

    •    Entre-eixos: 2,56 m

    •    Largura: 1,76 m

    •    Altura: 1,72 m

    •    Porta-malas: 355 litros, ampliáveis para 916 litros com bancos rebatidos

    •    Porta-objetos adicional: 35 litros no compartimento dianteiro

Equipamentos de série

O modelo chega bem equipado para o segmento, incluindo: Três modos de condução, Chave presencial Smart Welcome, Câmera 360°, Pacote ADAS com controle de cruzeiro adaptativo, assistente de faixa e alerta de frenagem de emergência, Banco do motorista com ajuste elétrico, Ar-condicionado digital e Rodas de 16 polegadas

Motor e desempenho

O Spark EUV utiliza motor elétrico de 101 cv e 18,3 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em 11,2 s e velocidade máxima de 150 km/h.

A bateria de 42 kWh (lítio ferro fosfato) garante:

    •    258 km de autonomia pelo Inmetro

    •    299 km pelo ciclo WLTP

    •    Recarga rápida em corrente contínua de até 50 kW, permitindo carga completa em menos de 1 hora.

Segundo a GM, 85% dos compradores devem usar o veículo no ambiente urbano e 45% o terão como único carro da família.

Experiência ao volante

Durante os primeiros testes em Brasília, o Spark EUV mostrou-se ágil na cidade, com torque imediato, direção leve e suspensão mais firme que a média de modelos chineses, transmitindo segurança.

O espaço interno é bem aproveitado, e o acabamento surpreende: revestimentos em couro inclusive nas portas traseiras, luzes internas em LED e apoios de mão para passageiros. Ainda assim, há pontos a melhorar, como o único conector USB-A, ausência de console central com porta-objetos e a falta de teto solar.

Produção e engenharia

Antes do lançamento, o modelo rodou 150 mil km em testes. Embora desenvolvido pela Baojun, recebeu aprimoramentos de engenharia brasileira.

No evento, o CEO da GM América do Sul, Santiago Chamorro, anunciou que o Spark será montado em regime SKD na unidade da Comexport em Horizonte (CE). O executivo também confirmou que futuros modelos, como o Captiva EV e até versões híbridas, podem ser produzidos na mesma fábrica.

Cores e versões

O Spark EUV será oferecido em seis cores: Azul Atlântico, Azul Nil (mais escuro), Amarelo Canário, Preto Rio Negro, Cinza Redentor e Branco Cupuaçu.

As vendas do Spark ocorrerão em 138 concessionárias incluindo regiões do Sul, Sudeste, centro oeste e também em todas as capitais do Nordeste. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário