Farol da Bahia testa novo BMW X6 Competition de 625cv

Crossover custa R$ 1 milhão e entrega desempenho superior ao do Camaro e Mustang

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Farol da Bahia testa novo BMW X6 Competition de 625cv

No universo dos crossovers de luxo o consumidor tem poucas opções mesmo no universo premium. Assim, a marca bávara lançou novidades para o superlativo X6 2023 que está na sua terceira geração e traz consigo uma carga com foco em esportividade e uma certa dose de exagero em tudo incluindo o preço.  

Aliás, ele custa exatos R$ 1.055.950,00 para entregar espaço, luxo, desempenho e bons atributos de segurança. 

O X6 M Competition avaliado pelo Farol da Bahia é o único disponível no país (a partir de 2021). Mede 4,94m de comprimento, 2,92m de entre-eixos, 1,69m de altura e 2m de largura, porte equivalente a sedãs norteamericanos dos anos 1970. Aliás, ele traz motor V8 e tração traseira como os bons e velhos ianques. Para reforçar esportividade traz aro 21 na dianteira (295/35) e 22 na traseira ainda maiores: 315/30.

A linha do X6 entrega o estilo de um crossover cupê (ou Fastback, como queiram, o que inspirou sim o novo produto da Fiat), com linhas ascendentes e agressivas sem cromados e acabamento em preto brilhante. Neste pacote, tivemos a chance de acelerar o propulsor do X6.

Trata-se de um V8 4.4 biturbo com 625cv com 76kgfm de torque associado ao câmbio automático de 8 marchas e com sistema de tração integral XDrive. Com ronco aberto, o V8 assusta os desavisados e acelera com força e vigor e faz o 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos. Itens já conhecidos na suspensão como o diferencial de deslizamento limitado permite acelerações com o máximo de controle, algo impensável em um veículo de grande porte como o X6. A suspensão é do tipo adaptativa com amortecedores com controle eletrônico, barras anti-rolagem e set up personalizado com memória no volante do veículo (é possível ajustar dois perfis diferentes). 

O X6 M Competition é capaz de mimar seu dono com uma série de itens diferenciados. É o caso do Comfort Acess System que personaliza a abertura e fechamento de portas do carros por meio dos comandos eletrônicos. Estas portas tem sistema de fechamento por sucção sem necessidade de batê-las. Mas vai muito além. 

Deslizes existem é claro. O bagagito tem uma peça solta que pode ser aberta em módulos mas fica “pulando” em caso de pisos irregulares, algo que poderia ser melhor pensado. Enquanto a tampa do porta-malas que tem 580 litros é elétrica e até mesmo o acesso ao estepe conta com amortecedor a gás, a solução simplista do bagagito não teria razão de ser. Mas é só um detalhe. Com bancos rebatidos o X6 conta com 1.530 litros. 

A bordo do X6 M Competition há um universo de itens de série começando por climatização de 4 zonas, faróis a laser, iluminação customizável ambiente, controle de Cruzeiro adaptativo e todos os assistentes para a condução do motorista, som Bowers & Wilkins Diamond com amplificador de 10 canais e nada menos que 20 alto falantes e multimídia BMW Live Cockpit Professional. São duas telas de 12 polegadas com conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fio com conexão rápida. 

A bordo do X6, a posição elevada, o auxílio do head up display e as telas amplas e com bom contraste favorecem a condução. Mesmo em um carro de grandes dimensões se nota a preocupação é o cuidado da tecnologia para assistir o motorista especialmente no trânsito das cidades. Em um teste rápido não pudemos avaliar o X6 na estrada com seus 625cv o que é uma pena. 

Na cidade é possível experimentar a brutalidade de um carro potente e controlável pela tração integral. Fica a ressalva apenas para a suspensão bem precisa e até incômoda ao passar em mínimos obstáculos a bordo do BMW X6. Ele é superlativo em todos os sentidos incluindo no preço de R$ 1 milhão em um SUV esportivo mais potente que um Ford Mustang Mach 1. Mas certamente o consumidor de um produto exclusivo faz de tudo para se destacar da multidão com um produto versátil e alinhado ao que os consumidores mais exigentes procuram.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.