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Farol da Bahia testa o Citroën e-Jumpy elétrico roda 330km com uma carga

Furgão carrega 1 tonelada de carga mas é bem mais caro que versão diesel

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Farol da Bahia testa o Citroën e-Jumpy elétrico roda 330km com uma carga

Os veículos elétricos estão quebrando, aos poucos, alguns paradigmas da mobilidade no país. Lançada em novembro de 2021, a Citroën ë-Jumpy é uma van elétrica com motor de 136 cv, 1.000 kg de carga útil, 6,3 m³ de volume e autonomia para rodar até 330 km com uma carga. Com esses atributos o utilitário é ideal para fazer entregas em perímetros urbanos e, também, empresas que podem investir mais para usar os atributos de um modelo amigável com o meio ambiente. Veja a avaliação do Farol da Bahia.

Vendida a partir de R$ 334.990, a Citroën ë-Jumpy é R$ 132.000 mais cara do que a versão a combustão Jumpy Cargo oferecida por R$ 202.990. Contudo, a vantagem de ter uma van elétrica é a redução de custo por km rodado e, também, de manutenção. Por ser um veículo 100% elétrico requer menos gastos com troca de óleo, filtros e entre outros componentes.

Outra vantagem da Citroën ë-Jumpy é a ausência do barulho, uma vez que um veículo elétrico não emite ruídos do motor. Também não há vibrações na condução, que é suave e tem ergonomia que lembra uma grande pick-up, fazendo o motorista até "esquecer" que está em uma van. Por não ter transmissão manual, mas sim automática gera ainda resulta em maior conforto para o motorista no cotidiano. O freio de mão é eletrônico, mas faltou um Auto Hold para deixá-la ainda mais confortável no para e anda dos congestionamentos das grandes cidades brasileiras.

A Citroën ë-Jumpy tem capacidade de carga útil de até 1.000 kg e 6,1 m³ de volume, o que é possível transportar diversos objetos. Na lateral há uma ampla porta de correr com 935 mm de abertura e 1,24 metro de altura. Já a largura da porta traseira bi-partida é de 1,28 metro e 1,22 metro de altura, o que permite colocar, por exemplo, uma geladeira sem nenhum problema.

A Citroën ë-Jumpy mede 5,30 metros de comprimento, o que pode ser pequeno para algumas vans, mas é ideal para o trânsito do dia a dia e prático para entrar e sair de qualquer lugar, além de poder ser guiada por quem tem CNH na categoria B. Tem 1,92 metro de largura, 1,93 metro de altura e 3,27 metros de entre-eixos. Por ser um veículo de carga pode levar três pessoas na frente, sendo um motorista e dois passageiros, que vão bem confortáveis.

A cabine da Citroën ë-Jumpy foi projetada para carregar diversos objetos, pois conta com diversos porta-objetos. Inclusive, tem um porta prancheta. Mas os porta-copos ficam localizados na parte superior do painel, quase escondidos. O painel de instrumentos não é 100% digital, porém traz um computador de bordo moderno. Também tem conectividade com uma ampla central multimídia com conexão com fio com Android Auto e Apple CarPlay, assim fica mais fácil visualizar as rotas do dia a dia e localizar pontos de recarga de veículos elétricos pela cidade.

A Citroën ë-Jumpy, que utiliza a plataforma EMP2, vem equipada com motor elétrico de 136 cv com 26,5 kgfm de torque. Segundo a fabricante, é possível fazer de zero a 100 km/h em apenas 11,9 segundos e atingir a velocidade máxima de 130 km/h limitada eletronicamente. Vale lembrar que esse propulsor é o mesmo do Peugeot e2008 e e208, já vendidos no Brasil.

Com essa potência e esse torque, a Citroën ë-Jumpy anda de maneira ágil no dia a dia, o que é o mais procurado para quem trabalha com entregas. Esse motor ainda mostra força em subidas por ter torque imediato. Claro, não testamos o utilitário carregado, mas certamente não perderá muito desempenho com peso da carga. Com suspensão dianteira independente McPherson com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora na dianteira e com suspensão independente com braços triangulares na traseira a van elétrica é confortável e, também, aguenta as ruas com diversos buracos no Brasil.

A Citroën ë-Jumpy tem autonomia de 330 km no trecho urbano e 237 km no trecho rodoviário, mas carregada esses números podem cair para a casa dos 270 km na cidade e 200 km na estrada. As baterias são de íon-Lítio de 75 kWh. Em um posto de recarga rápida de até 100 kW é possível recuperar 80% da bateria em apenas 45 minutos, já em uma carregador trifásico de 11 kW demora 7h30 para carregá-la por completo. Portanto, é ideal para rodar o dia todo e deixá-la carregando a noite otimizando o uso da energia dentro da empresa.

Vale a pena ter uma Citroën ë-Jumpy?
A Citroën ë-Jumpy vale a pena para a empresa que busca uma solução que diminua o custo de operação para transporte de carga em trechos urbanos, uma vez que o custo é menor do que o mesmo veículo a combustão. Já o motorista dirige com mais conforto do que a versão a gasolina. Deste modo, a diferença de mais de R$ 100 mil reais se pagará em alguns meses de uso, gerando conforto para o trabalhador de entrega e lucratividade para a empresa. Também é ideal para empresas que já começaram a adotar as práticas de ESG e buscam a meta de carbono neutro.

Se procura por um modelo rival, saiba que tanto a Peugeot ë-Expert quanto a Fiat eScudo utilizam a mesma plataforma, motor e tem praticamente as mesmas dimensões. Inclusive, os preços praticados pela Stellantis, que é dona dessas marcas, são iguais.

A Citroën ainda oferece assistência 24 com revisões no mesmo dia, veículo reserva, pagamento facilitado, planos de revisões com preço fixo e 3 anos de garantia dentro do pacote Citroën Pro. Também conta com 8 anos ou 160 mil km de garantia para a bateria de tração.

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