• Home/
  • Notícias/
  • Autos/
  • Farol da Bahia testa o Mercedes CLA 250: clássico no perfil e arrojado na proposta
Autos

Farol da Bahia testa o Mercedes CLA 250: clássico no perfil e arrojado na proposta

Modelo tem linhas esportivas para conquistar novos clientes para a marca

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Farol da Bahia testa o Mercedes CLA 250: clássico no perfil e arrojado na proposta

Nos últimos três anos a Mercedes Benz vem buscando no Brasil uma faixa de clientes mais jovem com produtos renovados. Lançada aqui em 2019, no início desse processo, o Mercedes-Benz CLA 250 é um clássico sedã premium, mas que traz linhas arrojadas e mais joviais. O modelo ainda conta com motorização de 2.0 litros turbo de 224 cv e um painel futurista capaz de chamar atenção destes novos clientes. Contudo, é para quem pode pagar no mínimo R$ 310.900 que é alinhado a modelos premium Audi e BMW, seus concorrentes. O Farol da Bahia testou o três volumes compacto ao longo de uma semana. 

Embora a categoria de sedãs não seja a mais tão popular como antigamente ainda há quem goste desse estilo clássico. No caso da Mercedes as últimas gerações dos sedãs foram bem renovadas em busca de um público mais jovem. Claro, o Mercedes-Benz CLA 250 mantém a tradição de um renomado desenho de um sedã, mas existem algumas melhorias feitas pela marca para deixá-lo um pouco mais arrojado e jovial, mesmo na cor discreta cinza Montanha, que é bonita e elegante.

A dianteira conta com uma ampla grade frontal com a logomarca da Mercedes-Benz ao centro e com duas barras cromadas o que confere esportividade ao modelo. Também há grandes faróis dianteiros e um longo capô com vincos arredondados. As rodas têm formato de estrelas e são de 18 polegadas calçadas com pneus com medidas de 225/45. 

Dito isso, o maior destaque do design do CLA 250 não está na frente, mas sim na traseira, que tem um teto suavemente caído fazendo alusão aos modelos coupé. Os faróis têm um desenho fluido e formato triangulares sobrepondo a tampa do porta-malas, que traz a logomarca da montadora ao centro, quando engatada a marcha ré ela se levanta para posicionar o melhor ângulo da câmera de ré.

Em relação às medidas, o Mercedes CLA 250 tem 4.688 mm de comprimento, 2.729 mm de entre-eixos, o que confere um bom conforto interno para quem vai sentado nos bancos traseiros, 1.830 mm de largura, permitindo que cinco pessoas possam setar atrás sem nenhum problema, e 1.444 mm de altura, que pode ser um pouco desconfortável para pessoas altas sentadas nos bancos traseiros. O porta-malas pode levar até 460 litros, que é um bom número para alocar bagagens e, também, sacolas de compras do mercado ou de lojas de luxo.

Se o lado de fora tem um desenho jovial, dentro o Mercedes CLA 250 é totalmente futurista a começar pela iluminação interna que pode ser ajustável trazendo inúmeras possibilidades de cores, que ficam acesas de uma maneira suave e sem ser brega. Os bancos dianteiros e traseiros têm acabamento em couro e são muito confortáveis.

Lógico, não tem como não falar do sistema MBUX, que traz duas amplas telas com um toque suave estilo aos dos smartphones. Uma tela de 10 polegadas serve de painel de instrumentos e outra de central multimídia de 10,2 polegadas com chamada de voz e conexão com Apple CarPlay e Android Auto. No entanto, a crise dos semicondutores atrapalha um pouco a conexão com smartphone, pois tem que ser apenas via cabo USB-C. Apesar deste toque de futuro, há o tradicional volante da marca, saídas de ar que lembram hélices de avião e console central com touchpad, que permite mexer na central multimídia de maneira ainda mais fácil e intuitiva.

Crise dos chips e equipamentos

O Mercedes-Benz CLA 250 2022 sente a falta de alguns equipamentos por conta da crise mundial dos semicondutores. Pois bem, a versão que pegamos para teste não contava apenas com ajuste de lombar eletrônico nos bancos, já todos os outros ajustes eram manuais. Já o sistema de inteligência artificial "Oi, Mercedes" também não estava disponível, bem como a opção de mudar de rádio com apenas um toque e o GPS nativo.

 

Uma crítica importante é que o ar-condicionado, mesmo que digital, não é dual zone, mas para os que usam bem o smartphone, o sedã conta com carregador por indução. O teto solar panorâmico o deixa ainda mais luxuoso e conta com uma persiana na cor preta, que é elegante e discreta.

A Mercedes-Benz ainda equipou o CLA 250 2022 com diversos assistentes de condução, o que permite um alto nível de segurança, uma vez que essas tecnologias não deixam o motorista fazer bobagem, mesmo que ele queira. O sedã conta com controle eletrônico de estabilidade, sistema contra esterço em caso de saída de traseira, correção da direção em frenagens em superfícies com diferentes níveis de aderência, redução da influência da tração dianteira na direção e compensação de ventos laterais.

Potente e econômico

Sob o capô, o Mercedes CLA 250 vem equipado com motor de 2.0 litros turbo, que entrega 224 cv a 5.500 e torque de 350 Nm entre 1.800 e 4.000 rpm. A transmissão é de dupla embreagem de sete velocidades com as trocas de marchas podendo ser feitas na coluna de direção ou por borboletas atrás do volante. Segundo a fabricante, é possível fazer de zero a 100 km/h em apenas sete segundos.

Com esses números e um propulsor muito bem trabalhado, o sedã tem um rodar suave e confortável para o motorista e passageiros, mas se for preciso pisar fundo no pedal esse propulsor vai entregar uma boa retomada e o torque ajuda movimente sem esforço os 1.490 kg, lembrando um modelo esportivo.

Além disso tudo, o Mercedes CLA 250 é econômico, mesmo com uma motorização bastante potente. Durante os test drive feito pelo Farol da Bahia foi possível obter uma média de 13 km/l andando na cidade e estrada. Apenas na estrada foi possível obter 17,5 km/l com uma velocidade média de 120 km/h, o que é limite da maioria das estradas brasileiras. Apenas no trecho urbano fizemos 10 km/l.

R$ 300 mil por um sedã compacto? 

Se por um lado com esse orçamento é possível comprar um crossover médio bem equipado não há razão para compará-lo ao sedã da Mercedes. Caro porém bem equipado está bem alinhado no preço aos concorrentes como Audi A3 em nova geração com motor 2.0 turbo bem como BMW Série 3 com o mesmo perfil de motor. Seus concorrentes já custam na mesma faixa de preço e assim a Mercedes completa o portfólio renovado de produtos no mercado nacional

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário