Autos

Farol da Bahia testa o novo Audi RS5 Competition Plus

Modelo acelera a 280km/h mas custa R$ 849 mil podendo encostar em R$ 1 milhão

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Farol da Bahia testa o novo Audi RS5 Competition Plus

Após o início da pré-venda em março deste ano, a Audi lançou o RS5 Competition Plus 2023 no Brasil por R$ 849,9 mil. Baseado no A5, ele tem motor e proposta de alto desempenho esportivo e o Farol da Bahia acelerou a novidade no Autódromo de Velopark, em Santa Cruz do Sul/RS.

O sedã de luxo vem equipado com motor V6 biturbo, que entrega 450 cv, mais que o dobro da potência que cobra seu preço. E neste caso pode encostar em R$ 1 milhão.

Baseado na plataforma MLB, ele é um A5 envenenado e elevado à potência esportiva. Somente a silheta da carroceria cupê fica mantida no RS5. Ele traz grade, para-choques, rodas, motor, suspensão e itens de série diferentes. O conjunto não tem qualquer relação com o sedã A5.

Visualmente, o Audi RS5 Competition Plus 2023 manteve o tradicional desenho da marca alemã com linhas mais sóbrias, mas com traços marcantes na ampla grade frontal hexagonal preta brilhante, para-choques mais angulosos, nas rodas de 20 polegadas calçadas com pneus 275/30 e nos faróis angulares e detalhes "delete chrome" em frisos e outros apetrechos visuais típicos do RS. A traseira conta com o teto caído e amplos faróis sobre a tampa do porta-malas.

O novo Audi RS5 Competition Plus 2023 também estreia no Brasil a nova suspensão esportiva RS Pro, que permite diminuir manualmente, em até 10 mm, a altura do veículo, que já sai de fábrica 10 mm mais baixo em relação ao modelo anterior, totalizando uma redução total de até 20 mm em sua altura. Além disso, os amortecedores são ajustáveis e os escapamentos são da linha esportiva RS plus, bem como os faróis usam tecnologia a laser Matrix LED.

O novo Audi RS5 Competition Plus 2023 mede 4,78 metros de comprimento, 2,82 metros de entre-eixos, 1,38 metro de altura e 1,86 metro de largura. O porta-malas tem a capacidade de 430 litros. Mas não são os atributos de dimensões que levariam o consumidor a tomar uma boa decisão de compra.

A Audi equipou o RS5 Competition Plus 2023 com bancos esportivos da linha RS, acabamento em Alcantara no interior (ou optar pelo banco comum com ajuste elétrico), ar-condicionado automático com três zonas, Conckpit virtual Plus, central multimídia com navegação plus e com conexão com Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som Bang & Olufsen Premium com áudio 3D, controle de cruzeiro, câmera de ré, alerta de saída de faixa, Hold Assist, assistente de mudança de faixa, head-up display, sistema Quattro com diferencial esportivo, entre outros. O acabamento do volante, pomo do câmbio e outros detalhes são revestidos em microfibra dinâmica, uma espécie de veludo de toque agradável.

O "coração" do Audi RS5 Competition Plus 2023 é um motor V6 2.9 litros biturbo, que entrega até 450 cv com torque de 61,2 kgfm. Segundo a fabricante, é possível fazer de zero a 100 km/h em apenas 3,9 segundos e atingir a velocidade máxima de 280 km/h. A transmissão é automática Tiptronic de oito velocidades.

Quem quiser comprar o Audi RS5 Competition Plus 2023 pode escolher as cores Preto Sebring com efeito cristal, Azul Navarra, Azul Turbo, Branco Geleira, Cinza Daytona, Cinza Nardo, Preto Mito, Verde District, Verde Sodoma e Vermelho Tango.


Teste em alta velocidade 

Testamos o RS5 durante o evento de lançamento no autódromo de Velopark no Rio Grande do Sul. Nas curvas abertas e retas curtas do autódromo, o Audi RS5 se mostra capaz de surpeender positivamente indo muito além de uma aceleração instigante dos seus 450cv. O RS5 pode ser de fácil condução mas basta configurar os ajustes esportivos de condução para trazer ao máximo os 61kgfm de torque do motor turbinado.
Preciso e divertido, o RS5 não é desconfortável. Pelo contrário, a precisão nas curvas combina perfeitamente com uma direção agradável com subida de giro rápida e a capacidade de chegar à velocidade máxima. Com ronco abafado graças ao escapamento de performance, a aceleração  envolve o motorista com o DNA de precisão da Audi. 
Neste primeiro contato não tivemos oportunidade de acelerar o RS5 em um ambiente cotidiano. Mas fome de enfrentar esse desafio o Audi RS5 esbanja e pode ser um camaleão para o ambiente urbano e bem ajustado para a diversão de fim de semana.
A diversão é grande mas também o preço. O RS5 Competition Plus chega por R$ 849,9 mil. Se adicionar os freios de cerâmica e pneus Pirelli P0 Corsa paga adicionais R$ 67 mil além dos R$ 5 mil para os pneus que não são vendidos separadamente. A pintura Audi Exclusive com opções esportivas sair por R$ 57 mil adicionais. E o banco de competição é opção do cliente que pode levar o conjunto esportivo ou o convencional com ajustes elétricos como preferir.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.