Farol da Bahia testa o novo Citröen Basalt Feel 1.0 com câmbio manual
Nova versão tem motor menos potente mas bem mais em conta

Há muitos SUVs compactos à venda no Brasil em um grande mercado que representa mais de 30% das vendas de veículos novos no País. De olho nestes subsegmentos a Citroën lança o Basalt Feel com motor 1.0 Firefly e câmbio manual por R$ 91,9 mil.
O Farol da Bahia já testou a novidade dias antes do lançamento. Veja detalhes dessa versão como itens de série, motor, consumo e preços.
Desenho de SUV cupê
O design do Citroën Basalt Feel 1.0 MT mantém detalhes estéticos do SUV cupê e traz rodas de liga leve de 16”, DRL em LED e o mesmo perfil da versão Feel turbo. A diferença está na motorização e no câmbio. Ele abre mão do motor T200 turbo que também está à venda na versão Feel em prol de um motor 1.0 aspirado com câmbio manual.
O Basalt Feel 1.0 manual mantém as boas características dimensionais do Basalt como o ótimo espaço interno. O SUV cupê mantém os 4,34 metros de comprimento, 1,58 m de altura, 1,82 m de largura e 2,64 m de entre-eixos com porta malas de 490 litros (padrão VDA).
Nessa versão não há faróis auxiliares substituídos por uma tampa plástica por mas o Basalt Feel manual entrega o “essencial” como direção elétrica, ar condicional (manual), painel digital de 7 polegadas e multimídia de 7 polegadas com conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto já com câmera de ré e seis alto falantes.
Menos potência e mais economia de combustível
O Basalt Feel 1.0 MT estreia o motor Firefly na linha do SUv cupê. O motor que está na linha do Fiat Argo e Mobi, Peugeot 208 e também no Citroën C3 hatch agora entra no portfólio do Basalt para justificar uma versão de acesso. O três cilindros aspirado flex tem 71/75cv e até 10kgfm de torque combinado com o conhecido câmbio de cinco velocidades manual.
Consumo do Citroën C3 Basalt Feel 1.0 manual
Nesta versão a promessa do SUV cupê é de um consumo de até 13,2km/l com gasolina na cidade. Segundo o Inmetro o Citroën Basalt Feel 1.0 MT faz 9,2km/ na cidade e 10,1km/l na estrada com etanol e com gasolina de 13,2km/l a 14,6km/l na estrada.
A título de comparação a mesma versão equipada com motor T200 turbo faz 8,3km/l a 9,6km/l na cidade com etanol e 11,9 a 13,7km/l na estrada com gasolina. Assim, a versão aspirada é mais econômica mas claro, não terá a mesma sensação do carro turbo com câmbio automático.
Teste rápido com Basalt Feel 1.0 Firefly manual
O Basalt Feel 1.0 MT tem uma proposta de um SUV compacto mas com amplo espaço interno e os mínimos itens de conforto como multimídia, ar condicionado, direção assistida e vidros elétricos.
O motor 1.0 Firefly instalado no Basalt tem proposta de economia mas não de desempenho uma vez que o turbo tem 130cv e o aspirado tem apenas 75cv. O motor aspirado resulta em um peso de 1.120kg contra 1.185kg da versão Feel T200. A redução de peso não é sentida nessa versão o desempenho - como era de se esperar - não empolga. Mas o casamento é justo e conveniente no Basalt 1.0 aspirado. Embora grande, ele é leve e relativamente ágio com as primeiras marchas mais curtas.
O Basalt Feel é feito para quem não tem pressa de chegar. O motor Firefly de 75cv requer paciência, o câmbio tem relações curtas até a terceira marcha mas atinge velocidade de Cruzeiro após longos 14s. A ideia aqui não é andar rápido mas economizar combustível.
Claro que a simplicidade segue presente também nesta versão. O painel de plástico rígido tem só uma capa para sugerir um acabamento melhor, os comandos do vidro elétrico traseiro estão no console central, os comandos digitais são mínimos e os físicos de plástico com toque rígido.
10 mil a menos que o turbo automático
O preço do Basalt Feel 1.0 MT é R$ 91,9 mil, bem mais barato por exemplo que o Renault Kardian que é 1.0 turbo de 122cv com câmbio manual e custa R$ 106,9 mil ou o Fiat Pulse que combina o 1.3 Firefly de 107cv na faixa dos R$ 110 mil. Em relação à versão Feel automática com motor turbo a diferença chega a R$ 10 mil.
Tendo em vista que a Citroën faz várias ações promocionais de venda será bem fácil ver o Basalt Feel abaixo dos R$ 90 mil nas concessionários. Com a ideia de oferecer espaço e economia a ideia é boa e o preço até o momento é imbatível ao comparar com a concorrência.
O Citroën Basalt Feel 1.0 MT tem três anos de garantia com revisões a preço fixo tendo a primeira o custo de R$ 519. A paleta de cores do Basalt inclui as opções Vermelho Rubi, Cinza Artense, Cinza Grafito, Preto Perla Nera e Branco Banquise, além do destaque Azul Cosmo Blue, que estreou recentemente na gama
Citroën e é exclusivo do SUV Coupe.
Lista de itens de série e opcionais
SUV Coupe Citroën Basalt Feel
- Motor 1.0 Firefly e câmbio manual de cinco marchas
- Painel digital colorido de 7” customizável
- Airbags laterais dianteiros
- Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio com comandos no
volante
- Câmera de ré
- Três entradas USB
- Luzes de condução diurna (DRL) com leds
- Seis alto-falantes
- Ar-condicionado
- Banco do motorista e volante com regulagem de altura
- Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch
- Rodas de 16” de liga-leve com pneus 205/60
- Travas elétricas com acionamento por telecomando da chave canivete
- Alarme
- Bocal do combustível com destravamento elétrico