Farol da Bahia testa o novo Nissan Leaf 2023

Monovolume mantém motor mas fica bem mais equipado

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Farol da Bahia testa o novo Nissan Leaf 2023

Diante do Chevrolet Bolt e Renault Zoe, o Nissan Leaf não tinha maior autonomia nem a maior potência. Mas agora tem visual mais arrojado, lista bem completa de equipamentos especialmente de segurança, manteve o preço e seus dados mecânicos.

A evolução do carro é evidente pelo menos no desenho e nos itens de série. A dianteira passa tem nova grade, faróis em LED com fundo escurecido, nova logomarca as rodas de 17 polegadas receberam um novo desenho bem mais arrojado. 

A traseira tem novos defletores pintados em preto (antes tinham detalhes em azuis) e também novo logo. Mantendo o mesmo porte, o Leaf é um monovolume bem espaçoso o que se mantém como característica principal. Ele mede 4,48m de comprimento e com 2,70m de entre-eixos o que rende bons 668 litros e porta malas.

O interior do novo Nissan Leaf 2023 recebeu uma lista completa de novos equipamentos. Isso inclui retrovisor inteligente com câmera, sistema de som Bose com 4 alto-falantes, tweeter e subwoofer, painel parcialmente digital e uma ampla central multimídia com conexão com Android Auto e Apple CarPlay.

Mas o Leaf recebeu mais mudanças que vão muito além de entretenimento. Ganhou itens como controle de Cruzeiro adaptativo, alerta inteligente de mudança de faixa, sistema inteligente de prevenção de mudança de faixa, assistente inteligente de frenagem de emergência, sistema de advertência de ponto cego, visão 360° inteligente com detector de movimento, alerta inteligente de atenção do motorista, sistema de monitoramento de pressão dos pneus e alerta de tráfego cruzado traseiro, entre outros itens.

Apesar das melhorias na lista de equipamentos a evolução rápida ainda não chegou até a motorização. Ele mantém o propulsor elétrico assíncrono de 149 cv com torque de 32kgfm de torque que acelera até a 140km/h e cumpre o 0-100km/h em 7,9s. A bateria de 40 kWh confere uma autonomia de 272 quilômetros de acordo com Inmetro. Na prática fizemos entre 240 e 250km com cada recarga em circuitos mistos de estrada e cidade. 

Para estacionar, câmera 360°, sensores e câmera de ré além do retrovisor com câmera ajudam muito pelo porte avantajado do Leaf especialmente na traseira. 

O carro se mantém com ótimo desempenho. Não é tão potente como alguns concorrentes mas entrega força rapidamente combinada com silêncio. O pneu Goodyear Efficient grip é específico para modelos elétricos e se mostra silencioso durante o uso. 

O único detalhe fica para a autonomia do carro. Com 272km de alcance máximo, nao é possível fazer uma viagem mais longa sem parar para recarregar. E embora a Nissan tenha equipado o Leaf com o cabo do tipo 2 (europeu), usado na grande maioria dos pontos públicos de carga pelo país, a recarga rápida ainda requer o conector ChaDeMo que não está disponível nestes locais. Em pontos de alta velocidade como os instalados pela Volvo e pela Porsche onde recarregamos outros elétricos o Leaf é incompatível. 

Também testamos a recarga lenta na tomada residencial. O cabo fornecido pela Nissan permite a conexão simples em tomadas aterradas de 110 a 230Volts. Assim, experimentarmos a recarga de 12h em tomada simples e o Leaf saiu de 30% a 80% de bateria ganhando 150k de autonomia. Assim, com um pouco de programação nem precisa de wallbox em casa. Basta uma boa tomada aterrada para recarregar o Leaf na garagem de casa. 

Vale a pena experimentar a transição para os modelos elétricos a bordo do Leaf. Ele é disposto, espaçoso e tem bom desempenho para o uso cotidiano mas viajar ainda requer uma boa dose de planejamento especialmente pelo fato do carro ser incompatível com pontos públicos de carga de alta velocidade. Preço do Leaf em outubro de 2023: R$ 293.790

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.