• Home/
  • Notícias/
  • Autos/
  • Em Paris, Renault mostra carros elétricos mas Brasil deverá ter somente híbridos

Em Paris, Renault mostra carros elétricos mas Brasil deverá ter somente híbridos

Marca apresentou três modelos com motor elétrico enquanto Brasil poderá ter Arkana enquanto Captur e novo Stepway estão descartados

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Em Paris, Renault mostra carros elétricos mas Brasil deverá ter somente híbridos

Onipresente no Salão Mundial do automóvel em Paris a Renault foi a maior expositora enquanto modelos alemães se ausentaram e as demais francesas ficaram em locais menos nobres da exposição. Em quatro amplos estandes a Renault mostrou muitas novidades ao público. 

O Farol da Bahia esteve presente na cobertura do evento onde a Renault mostrou sua releitura do Renault 4L, o R5, além de versões elétricas e híbridas dos seus crossovers. 

Carros elétricos para a Europa 

Perseguindo uma meta de eletrificação total dentro de 7 anos e três meses, a grande novidade da marca é o Renault 4EVER, uma releitura do histórico modelo francês que será um crossover de segmento médio a ser lançado em 2025. 

Usando a plataforma CMF-BEV, ele terá 4,00m de comprimento e 2,57m de entre-eixos usando motor elétrico de 140cv com bateria de 42KwH. No estilo, ainda conceitual, destaque para a grade que remete aos faróis do clássico Renault 4L bem como a traseira inclinada. Caixas de roda reforçam o visual aventureiro do carro que ainda será completamente renovado aos poucos.  

Logo atrás o 4EVER Trophy traz outra releitura dedicada aos carros das competições com motor elétrico, de perfil e adereços aerodinâmicos em destaque no Salão da capital francesa.

O R5 TURBO 3E é outra releitura de um icônico clássico da marca que também traz estilo parecido ao carro que estreou em 1972. É provável que ele tenha o mesmo conjunto elétrico de 140cv e 42KwH de baterias. 

Outra novidade da marca é o Kangoo E-Tech Electric, sucesso de vendas na Europa, oferecido no Brasil na versão furgão. A releitura que substitui os motores a combustão tem motor elétrico de 120cv, bateria de 45kwH e autonomia próxima de 285km por ciclo de carga. A promessa é de autonomia de 170km com apenas uma hora de carga e sistemas residenciais comuns. O preço da novidade é de cerca de 35 mil euros na versão topo de linha, cerca de R$ 180 mil em conversão direta. 

SUV: Austral E-Tech híbrido 

Cotado para o Brasil, o Austral E-Tech Full Hybrid é outra novidade para o mercado europeu. Fruto da nova identidade do grupo Renault ele tem motor híbrido que estreia no Velho Continente após as mudanças recentes da meta de eletrificação que fez as montadoras correrem atrás de soluções intermediárias até a eletrificação total que no caso da Renault irá acontecer até 2030, enquanto na Europa fica para 2035. 

De estilo futurista e amplo espaço com com 4,51m de comprimento e 2,67m de entre-eixos com 1,83m de largura ele combina motor três cilindros 1.2 turbo de 130cv e 20kgfm de torque com um propulsor elétrico de 53Kw e 2kW de bateria que permite o uso urbano no modo elétrico em 80% dos trajetos. 

Megane E-tech já confirmado para o Brasil 

A Renault também mostra no estande o Megane E-Tech elétrico que será vendido no Brasil. A marca destaca a conectividade e segurança do crossover que traz duas opções de motor no Velho continente. No país será oferecida a mais cara com 220cv e baterias de 60Kw suficientes para 454km de autonomia. 

Novos planos

Ao apresentar a nova gama de produtos da marca Renault, alguns executivos do grupo falaram sobre os planos para outros mercados. Olivier Broose, diretor de Projetos da Engenharia da Renault, adiantou que embora o Brasil possa ter híbridos flex esta não é a prioridade. “Estamos sim estudando combinar a tecnologia híbrida com o motor flexível mas sinceramente o híbrido é uma tecnologia para a transição e por isso adiantamos nossa meta para eletrificar toda a linha Renault até 2030”, disse o executivo. 

Isso não descarta termos por aqui o Austral híbrido ou mesmo o Arkana que deverá substituir o Captur europeu. Na Europa, as vendas de carros híbridos está caindo 13% este ano enquanto a venda de modelos elétricos já cresceu 30%. 

Olhando para o mercado nacional, executivos da Renault afirmam que o fim de linha do Sandero é um primeiro sinal de que a marca ficará “mais Renault e menos Dacia” em pouco tempo. Assim, novos Duster e Logan ou mesmo Sandero com o facelift completo da Europa estão descartados por aqui. Um novo crossover com motor 1.0 turbo TCe será lançado aqui em breve mas não repetirá a gama do Dacia Stepway.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário