• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • 'Farra das emendas' no CE: PF apura 'pedágio' de 12% e envolvimento de líder do PT na Câmara

'Farra das emendas' no CE: PF apura 'pedágio' de 12% e envolvimento de líder do PT na Câmara

Investigação apura o desvio de recursos públicos e fraudes a licitações em municípios cearenses

Por Da Redação
Ás

'Farra das emendas' no CE: PF apura 'pedágio' de 12% e envolvimento de líder do PT na Câmara

Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

A investigação da Polícia Federal que mira o envolvimento do deputado Júnior Mano (PSB-CE) em um suposto esquema de desvios de emendas aponta que o grupo criminoso exigia uma taxa de retorno de até 12% para que prefeituras recebessem os recursos. A apuração cita ainda cobranças referentes a emendas enviadas pelo atual líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE) - que não foi alvo da operação deflagrada contra Júnior Mano.

Também são mencionadas emendas indicadas pelos deputados Eunício Oliveira (MDB-CE) e Yuri do Paredão (MDB-CE), que também não foram alvo da operação.

Em nota, José Guimarães afirmou não ter enviado emendas para os municípios que são mencionados como alvo dos desvios. “Reafirmo o fato de que não destinei emendas parlamentares à localidade de Choró (CE). Inclusive, nas eleições municipais mais recentes, disputamos contra o atual prefeito, tendo nosso candidato do PT sido derrotado nas urnas”, disse. Em relação a Canindé (CE), o deputado afirmou que “uma simples consulta ao Siafi comprova que não destinei nenhuma emenda parlamentar nos anos de 2024 e 2025”.

A investigação, que tramita sob sigilo no Supremo Tribunal Federal (STF), apura o desvio de recursos públicos por meio de emendas parlamentares e fraudes a licitações envolvendo municípios cearenses.

Segundo as investigações, o grupo criminoso desviava dinheiro público por meio de fraudes em processos de licitação e contratos. Os valores de origem ilícita teriam sido usados para custear campanhas políticas no Ceará, nas eleições municipais do ano passado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário