'Favela venceu', diz primeira imigrante e mulher negra eleita Miss Alemanha
Domitila Barros, brasileira de 37 anos, nasceu na Linha do Tiro, bairro da periferia da Zona Norte do Recife
Foto: Divulgação
"Favela venceu! A gente só precisa de uma chance. Eu sempre digo, de onde eu venho tem talento de cacho, eu não sou nada especial, não. E é isso que acontece quando a gente dá uma chance. Acontece um milagre. E eu estou sem palavras, é muito emocionante mesmo". Essas são as palavras da primeira imigrante e mulher negra a ser Miss Alemanha.
Domitila Barros, é modelo, atriz, ativista e, agora, Miss Alemanha 2022. Com 37 anos, a pernambucana nasceu na Linha do Tiro, bairro da periferia do Recife.
A pernambucana foi coroada no sábado (19), durante a premiação realizada no Europa-Park Arena, na cidade alemã de Rust. E venceu o concurso que tinha 159 candidatas, buscando se afastar do estereótipo de objetificação das mulheres.
A modelo conta, ao G1, que a ideia de se inscrever no Miss Alemanha veio após ouvir falar que poderiam participar pessoas de qualquer idade e qualquer cor e que o foco seriam os valores das concorrentes.
"Eu não estou nem acreditando. A primeira mulher imigrante que foi miss na Europa, a primeira mulher, na Alemanha eu sou negra. Negra, né? Então, eu estou muito feliz e muito orgulhosa de saber que todo esse esforço que eu tive a vida toda me levou para esse momento", afirmou.
"O pessoal me elegeu a Miss Alemanha pelo fato de que há 22 anos eu continuo nessa luta, continuo sonhando e continuo acreditando que um mundo melhor é possível, sim. E eu me esforço muito com projetos sociais, fazendo ações de arrecadar doações, ações de natal, para poder, mesmo trabalhando como modelo e atriz aqui, sempre chamar atenção para os aspectos de sustentabilidade e igualdade social", complementou Domitila.