Fecomércio-BA: varejo baiano teve prejuízo diário de R$ 87 milhões durante pandemia
Ao todo, o bimestre teve perda de 5,32 bilhões
Foto: Agência Brasil
Segundo dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), o setor de varejo baiano registrou um prejuízo diário de R$ 87 milhões entre abril e maio deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Ao todo, o bimestre teve perda de 5,32 bilhões. Os números foram baseados nos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com a Federação, o setor de supermercados foi o que apresentou um resultado mais significativo no mês de maio em comparação com o mesmo período de 2019, com crescimento de 1,8%. Em contrapartida, o setor farmacêutico teve queda anual de 13,4%.
O pior resultado foi registrado no setor de vestuário, tecidos e calçados, que teve queda expressiva de 81,2%. Já os melhores desempenhos foram identificados nos setores de material de construção e móveis e eletrodomésticos, que tiveram apenas redução de 5,1% e 22,9%, respectivamente.
Já as demais quedas foram nos setores de combustíveis e lubrificantes (-21,2%), livros, jornais e papelaria (-73,2%), equipamentos para escritório (-44,4%), artigos de uso pessoal e doméstico (-45,8%), veículos e motocicletas (-52,9%).