Fecomércio: Vendas devem aumentar 5,4% durante a Black Friday na Bahia
13º salário é um dos fatores favoráveis para o bom desempenho
Foto: Rovena Rosa/Agencia Brasil
De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), o comércio varejista deve ter um aumento de 5,4% nas vendas durante a Black Friday, no mês de novembro, no estado.
O consultor econômico da Fecomércio aponta que até mesmo na comparação com 2019, antes da pandemia, o resultado deve ser positivo. Um dos fatores que possibilita este aumento é o pagamento adiantado da primeira parcela do 13º salário, antes do dia 30 de novembro.
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério da Economia, aponta que a Bahia tem, na comparação com 2020, 100 mil a mais de trabalhadores com carteira assinada, chegando à um total de 1,8 milhão.
Na capital baiana, o valor deve ser destinado, principalmente, ao pagamento de contas e dívidas. Já que de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), Salvador sofre com o recorde de famílias endividadas e inadimplentes.
Projeção de vendas
A Fercomércio aponta que o setor de concessionárias de veículos e motos devem crescer 25,2%, sendo, atipicamente, o maior a ser beneficiado durante a Black Friday. Em seguida, está a categoria de vestuário, tecidos e calçados, que deve ter uma alta anual de 10,5%. Seguido pelo setor de móveis e decoração, com expectativa de aumento de 9,6% e os supermercados, com 6,2%.