Federações concentram 15,5% do total de candidaturas em 2022
Junção entre PT, PCdoB e PV lidera em número de candidatos
Foto: Agência Brasil
Um levantamento da CNN Brasil feito com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que, no primeiro ano eleitoral com as federações partidárias, as organizações registraram 4.461 candidaturas. Esse número representa 15,5% do total de candidatos registrados até o momento.
A federação composta pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PC do B) e Partido Verde (PV) registrou o maior número de candidaturas em 2022. Intitulada “Federação Brasil da Esperança (Fé Brasil)”, a federação registrou 1.630 candidatos. Esse número representa 5,70% do total de 28.632 candidaturas registradas até 20 de agosto. Já a junção dos partidos Cidadania e Partido Social da Democracia Brasileira (PSDB), chamada apenas de “Federação PSDB Cidadania”, é a segunda com o maior número de candidaturas. São 1.425 concorrentes – o que representa 4,98% do total.
Em terceiro, está a “Federação PSOL REDE”, composta pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e Rede Sustentabilidade (REDE). Com 1.406 candidaturas, a união registrou 4,91% do total de candidatos às eleições deste ano. Este será o primeiro ano eleitoral com a lei das federações em vigor. Conforme previsto na Lei nº 14.208/21, agora existe a possibilidade das legendas se unirem por quatro anos, atuando como se fossem apenas um partido.