Economia

Federal Reserve mantém taxa de juros nos EUA em decisão histórica

Fed mantém taxa entre 5% e 5,25% ao ano pela primeira vez desde 2022

Por Da Redação
Ás

Federal Reserve mantém taxa de juros nos EUA em decisão histórica

Foto: Reprodução

O Comitê de Política Monetária (Fomc) do Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, anunciou nessa quarta-feira (14), a decisão de manter a taxa de juros do país entre 5% e 5,25% ao ano.

Pela primeira vez desde março de 2022, após dez aumentos consecutivos, o Fed optou por não alterar a taxa. Na última decisão, a taxa havia subido 0,25 ponto percentual e estava no intervalo de 4,75% a 5%.

Essa decisão está em linha com as expectativas do mercado, que projetava a manutenção da taxa. A divulgação dos dados de inflação nos Estados Unidos na terça-feira (13) reforçou essa projeção.

Segundo o Departamento do Trabalho, os preços ao consumidor no país tiveram um aumento moderado em maio, resultando no menor aumento anual da inflação em mais de dois anos.

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) registrou um aumento de 0,1% no mês passado, com queda nos preços da gasolina, após um avanço de 0,4% em abril. Nos últimos 12 meses até maio, o índice subiu 4,0%, o menor patamar desde março de 2021, em comparação com o aumento de 4,9% em abril.

O dado anual atingiu seu pico de 9,1% em junho de 2022, o nível mais alto desde novembro de 1981, e está diminuindo à medida que os grandes aumentos do ano passado saem do cálculo.

De acordo com o comunicado do Fed, os indicadores recentes mostram que a atividade econômica continua a se expandir em um ritmo modesto e o mercado de trabalho se mantém robusto nos últimos meses, com uma taxa de desemprego baixa. No entanto, a inflação ainda permanece elevada.

"O sistema bancário dos EUA está sólido e resiliente. Condições de crédito mais apertadas para famílias e empresas devem impactar a atividade econômica, contratações e inflação. A extensão desses efeitos permanece incerta. O Comitê permanece altamente atento aos riscos de inflação", diz trecho do documento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário