Felipe Massa inicia ação contra FIA sobre título da F1 2008
Defesa do brasileiro alega conspiração da entidade
Foto: Divulgação/ABB FIA Fórmula E
Os advogados do piloto Felipe Massa, ex-Ferrari, deram início aos procedimentos legais contra a organização da Fórmula 1 e FIA (Federação Internacional de Automobilismo), solicitando indenização substanciosa por uma eventual "conspiração" que teria custado ao brasileiro o titulo mundial da temporada de 2008.
Uma carta de oito páginas, lida pela Reuters, foi encaminhada ao executivo-chefe da F1, Stefano Domenicali, e também ao presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, na última terça-feira (15).
O encaminhamento da carta é um simples requisito formal para notificar as partes antes que se iniciem os procedimentos judiciais.
De acordo com a alegação dos advogados, Massa perdeu "milhares de euros" em eventuais premiações bônus, em decorrência de uma batida proposital feita por outro piloto no GP de Singapura de 2008. É alegado ainda, que tudo foi acobertado pelos dirigentes de alto escalão e depois vindo à tona em 2009, quando o escândalo midiático foi desencadeado.
A batida, feita pelo também piloto brasileiro Nelsinho Piquet, tirou pontos essenciais de Massa na tabela. O brasileiro perdeu o título na última curva da corrida do ano, após o britânico Lewis Hamilton ultrapassou o alemão Timo Glock e foi campeão por somente um ponto, vencendo o mundial pela primeira vez na carreira.
"Para colocar de maneira simples: o Sr. Massa é o verdadeiro dono do título do Mundial de F1 2008, e a Fórmula 1 e a FIA ignoraram a má conduta [de Nelsinho Piquet] de maneira deliberada, tirando o título do Sr. Massa de maneira trapaceira", destacaram os advogados na ação.