Gabriel Medina fica fora do Finals após disputa na etapa de Teahupoo
O brasileiro perde a chance de conquistar o tricampeonato após ser superado na final pelo australiano Jack Robinson
Foto: WSL / Beatriz Ryder
Na etapa de Teahupoo do Circuito Mundial de Surfe, Gabriel Medina ficou perto de conquistar seu tricampeonato, mas foi superado pelo australiano Jack Robinson na final. Esse resultado significa que Medina não estará no Finals e não disputará uma vaga para as Olimpíadas de Paris 2024 através da World Surf League (WSL). Em contrapartida, João Chianca garantiu sua vaga nas Olimpíadas, que serão realizadas no Taiti, território francês, juntando-se a Filipe Toledo.
Embora Medina não tenha garantido sua vaga nas Olimpíadas de Paris 2024 através do Finals, ele ainda terá uma oportunidade no ISA Games. Para se classificar, o Brasil precisa vencer a edição do ano seguinte em Porto Rico, de acordo com os critérios de convocação da Confederação Brasileira de Surfe.
Na disputa pelo título da etapa de Teahupoo, Medina e Robinson entraram no mar buscando a última vaga do Finals. Somente a vitória interessava a ambos. Medina começou com um tubo avaliado em 6.83 pontos nos primeiros segundos da bateria. Com 8.17 de outra onda, ele alcançou 15.00 pontos.
Robinson, por sua vez, esperou 12 minutos antes de pegar uma onda, que resultou em um tubo de 7.83 pontos, colocando-o de volta na disputa com um total de 15.66. A virada aconteceu quando o australiano pegou outra boa onda nos últimos minutos, consolidando sua vitória.
Com o resultado final da etapa, o top-5 ficou definido com os seguintes surfistas: Filipe Toledo (BRA), Griffin Colapinto (EUA), Ethan Ewing (AUS) João Chianca (BRA) Jack Robinson (AUS).
Na competição feminina, a americana Caroline Marks conquistou o título ao vencer sua compatriota Caitlin Simmers na final. Marks soube aproveitar as poucas ondulações em Teahupoo e obteve um somatório de 9.23 pontos, enquanto Simmers ficou com apenas 3.94 pontos devido à falta de boas ondas para suas manobras.