• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Fenômeno climático El Niño deve provocar extrema seca no Norte e Nordeste do Brasil
Brasil

Fenômeno climático El Niño deve provocar extrema seca no Norte e Nordeste do Brasil

El Niño é associado ao aquecimento da temperatura das águas do Oceano Pacífico

Por Da Redação
Ás

Fenômeno climático El Niño deve provocar extrema seca no Norte e Nordeste do Brasil

Foto: Divulgação/Marizilda Cruppe/Rede Amazônia Sustentável

Um relatório da Organização Meteorológica Mundial, da Organização das Nações Unidas (ONU), foi divulgado com o seguinte título "Prepare-se para o El Niño", o que deu o tom de debate e da preocupação da entidade. O fenômeno, que não acontece há pelo menos sete anos, deve ocorrer em setembro deste ano. No Brasil, o Norte e o Nordeste devem enfrentar uma extrema seca, conforme a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Andrea Ramos. As informações são do jornal O Globo. 

O El Niño é associado ao aquecimento da temperatura das águas na porção equatorial do Oceano Pacífico, na costa oeste da América do Sul. O fenômeno é conhecido por causar "anomalias climáticas" em todo o mundo. O evento acontece a cada dois ou sete anos e costuma durar de nove a 12 meses. 

Até o momento, conforme estudos da ONU, ainda não há uma estimativa da força ou duração do fenômeno. Segundo Andrea, o El Niño está sendo monitorado e vai continuar sendo estudado para que seja possível fechar essas lacunas ainda em aberto. 

Conforme o documento da ONU, o ano de 2016 foi o mais quente já registrado justamente por causa do El Niño. O efeito que atinge as temperaturas globais geralmente ocorre no ano seguinte ao seu desenvolvimento, ou seja, será mais aparente em 2024.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.