Fernando de Noronha receberá apenas turistas que já tiveram Covid-19
Retomada gradual da visitação turística ao arquipélago começou nesta terça (1°)
Foto: IStock/advjmneto
O governo de Pernambuco e a administração de Fernando de Noronha autorizaram a retomada gradual da visitação turística ao arquipélago de Fernando de Noronha (PE) a partir desta terça-feira (1º). Porém, a medida, que foi anunciada na último quinta-feira (27), permite que apenas pessoas que já tiveram infecção por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, entrem no distrito pernambucano.
Para visitar uma das 21 ilhas que formam o arquipélago de Fernando de Noronha, o turista terá que apresentar às autoridades locais exames que indiquem a presença de anticorpos contra a Covid-19. Além de pagar a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) de R$ 75,93 por dia. O procedimento deve ser feito pelo site www.sounoronha.com.
Para comprovar a presença de anticorpos, serão aceitos tanto os resultados do teste molecular (RT-PCR), desde que realizado há mais de 20 dias, quanto os dos exame sorológico (IgG), feito menos de 90 dias antes da data do embarque. O arquipélago está fechado ao turismo desde março por conta da pandemia. Até o momento, o arquipélago registrou 93 casos da Covid-19, sendo 42 identificados pelo estudo epidemiológico, que deve ser concluído em 2021. Na semana passada, o governo de Pernambuco também autorizou a retomada do comércio de praia e a reabertura dos museus e espaços de exposições.