Ferros-velhos são interditados na Avenida Contorno, durante operação da Prefeitura de Salvador
Outros estabelecimentos foram notificados e materiais apreendidos.

Foto: Otávio Santos / Secom PMS
Três ferros-velhos irregulares foram interditados na quarta-feira (21) durante operação realizada pela Prefeitura de Salvador na Avenida Lafayette Coutinho (Cortorno), em Salvador, por não possuírem alvará de funcionamento expedido pela gestão municipal.
A ação coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), como o apoio da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), teve como objetivo identificar e combater atividades irregulares na avenida que comprometem o ordenamento urbano, a segurança e a legalidade, conforme a Lei nº 9.879/2025 que dispõe sobre o Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo.
Além da interdição dos ferros-velhos, materiais de procedência suspeita, sem comprovação de origem, foram apreendidos e encaminhados para as providências legais cabíveis e outros três estabelecimentos comerciais foram notificados para desativarem a atividade irregular de depósito de bebidas. Um posto de combustíveis também foi notificado para desativar a atividade exercida.
De acordo com o secretário da Sedur, Sosthenes Macêdo, as ações fiscais serão mantidas na região e outras vão ser iniciadas para garantir o ordenamento público e a segurança da população.
“Teremos a continuidade, com outras operações faseadas, em conjunto com a Polícia Militar e com os outros organismos de segurança e administrativos da Prefeitura que tenham aderência às políticas aqui investidas nessa operação de hoje. [...]É um primeiro momento, um ‘start’, e essas forças em conjunto darão continuidade para que a gente tenha regularidade e segurança nesta importante área da nossa capital”, afirmou.
Também participaram da ação o 18º Batalhão de Polícia Militar, a 16ª Companhia Independente de Polícia Militar do Comércio, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), através das Diretorias de Serviços de Iluminação Pública (Dsip) e de Serviços Públicos (Dsep); a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador); a Guarda Civil Municipal, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) e a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).


