Festas juninas: saiba a importância de proteger os animais do barulho excessivo e fumaça
Nesta época do ano, alguns sinais indicam que o pet está estressado
Foto: Reprodução/Pixabay
Com a proximidade das festas juninas, é importante redobrar os cuidados com os animais de estimação. Fogos de artifício, bombas e fogueiras, comuns nesta época do ano, assustam a maioria dos pets. Devido à sensibilidade ao barulho e à fumaça, os animais podem ter reações de defesa que prejudicam a saúde.
O veterinário Lindomar Machado explica que é possível reconhecer sinais que indicam que o animal está estressado, como choro, rabo entre as pernas, respiração ofegante, tentativa de se esconder embaixo dos móveis e até urinar involuntariamente.
Além disso, ele alerta que, embora nem todos os cães e gatos desenvolvam fobia aos fogos, todos tendem a reagir a sons muito altos e explosivos devido à sua capacidade auditiva ser mais ampla que a dos humanos.
Aqui estão algumas dicas para amenizar o desconforto dos pets durante as festas de São João: Não deixe o animal na rua quando houver pessoas soltando fogos de artifício, queimando fogueiras ou durante tempestades com trovões; feche janelas e persianas ou use cortinas do tipo corta-luz para reduzir a exposição ao barulho e à luz intensa.