Fogos de artifício: saiba como cuidar dos pets durante as festas de fim de ano
Audição de gatos e cachorros costuma ser mais sensível
Foto: Reprodução/Pixabay
Com a chegada das festas de fim de ano, os espetáculos com fogos de artifício se tornam mais frequentes. Embora encantadores para muitas pessoas, esses eventos podem gerar estresse e ansiedade em cães e gatos. A audição mais sensível desses animais torna o barulho alto e imprevisível uma experiência assustadora.
“Durante eventos que envolvem esse tipo de comemoração, muitos pets se sentem ameaçados e podem reagir com tremores, latidos excessivos, tentativas de fuga ou busca por esconderijos. Esses comportamentos resultam em danos ao próprio bichinho ou exposição a situações perigosas, como atropelamentos, caso tentem fugir do barulho”, explica Thiago Teixeira, diretor-geral do Nouvet, centro veterinário de nível hospitalar em São Paulo.
Diante desse cenário, é crucial que os tutores adotem medidas preventivas para evitar desconfortos. Isso envolve a criação de um ambiente seguro em casa, proporcionando áreas confortáveis e familiares para os pets se abrigarem. A utilização de música suave ou ruído branco pode ser eficaz na minimização dos sons externos.
Consultar um veterinário para discutir opções de tratamento para a ansiedade, como medicamentos ou terapias comportamentais, é uma abordagem adicional a se considerar. Identificar o nível de desconforto do animal e agir de acordo pode fazer toda a diferença. Em alguns casos, a simples presença do tutor pode ser reconfortante. Essas precauções contribuem para garantir que os pets enfrentem os eventos festivos com mais tranquilidade e segurança.