Salvador

Festival da Virada: SSP empregará três mil policiais e bombeiros no evento

Postos de atendimento ao público e reconhecimento facial darão suporte às equipes

Por Da Redação
Ás

Festival da Virada: SSP empregará três mil policiais e bombeiros no evento

Foto: Divulgação/SSP-BA

Cerca de três mil policiais e bombeiros atuarão no Festival da Virada 2023/2024, na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio em Salvador. O esquema montado pela Secretaria da Segurança Pública deve contar com Reconhecimento Facial e postos para atendimento ao público. 

Além da tecnologia de Reconhecimento Facial para captação de foragidos da Justiça no circuito da festa, a pasta utilizará, de forma piloto, a ferramenta de contagem do público. 

Integrantes das Superintendências de Telecomunicações (Stelecom), de Inteligência (SI), de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO), e de Gestão Integrada da Ação Policial (Siap), da Corregedoria-Geral, da SSP, Embasa, CCR Metrô, Coelba, Secretarias Municipais de Mobilidade (Semob), de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), de Ordem Pública (Semop), Transalvador e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência estarão presentes no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no COI, ativado horas antes do início da festa. 

Em um posto integrado, profissionais da Superintendência de Prevenção à Violência (Sprev) da SSP realizarão o acolhimento de pessoas em vulnerabilidade e do público LGBTQIAPN+. 

Especialistas também farão atendimentos preventivos para alertar sobre violência de gênero e importunação sexual. O posto também dará os primeiros atendimentos às mulheres vítima de violência. 

Nos Portais de Abordagens, os militares utilizarão detectores de metais para impedir a entrada de ferramentas que coloquem em risco a integridade do público. 

Um posto de comando de tropa e Postos Elevados de Observação estão em pontos estratégicos da festa.

Os foliões também poderão utilizar a Delegacia Digital para formalizar queixas de furtos, perdas ou roubos. O Assistente Virtual da PC, Paulo César 2.0, vai tirar dúvidas e indicar a unidade policial mais próxima. Basta enviar uma mensagem por WhatsApp para o telefone (71) 99973-7729 e o atendimento ocorrerá de forma prática e segura. 

O Departamento de Polícia Técnica contará com equipes durante os cinco dias de festa. Na sede da unidade, peritos criminais, médico-legais, odonto-legais e técnicos estarão em pronta resposta.

Cerca de 300 profissionais do Corpo de Bombeiros Militar circularão entre o público para realizar resgates e salvamentos. Além do posto de comando e quatro postos elevados, o efetivo estará com um caminhão de combate a incêndio e uma viatura de resgate.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário