• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Festival de Arte de Camaçari reúne artistas para celebrar o fazer artístico online

Festival de Arte de Camaçari reúne artistas para celebrar o fazer artístico online

Apresentações do AFROARTE encerram neste domingo (6)

Por Ane Catarine Lima
Ás

Festival de Arte de Camaçari reúne artistas para celebrar o fazer artístico online

Foto: Divulgação

O AFROARTE – Festival de Arte de Camaçari encerra neste domingo (6), com uma programação repleta de artistas da própria cidade. O evento, que iniciou na última sexta-feira (4), é uma iniciativa da Cia da Mata e tem como objetivo possibilitar um respiro aos artistas locais diante da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e levar a arte para o público com segurança. Segundo Cleverton Santos, um dos idealizadores do projeto e coreógrafo da Cia da Mata, o festival foi planejado para que acontecesse nas ruas, mas precisou ser adaptado para o virtual devido a pandemia. 

“A ideia inicial do projeto era levar as apresentações para as ruas e para os moradores da comunidade porque ao longo do processo percebemos que há uma dificuldade maior de essas pessoas terem acesso a esse evento, que é voltado para a cultura negra e africana. Sabemos que existe a carência dessa movimentação nas ruas. O projeto veio para ocupar as praças, idealizando levar a nossa arte para o maior número de pessoas. Na maioria das vezes, idealizadores de eventos pensam em um ambiente fechado e, consequentemente, mais restrito, mas a ideia do AFROARTE sempre foi ir para esses espaços abertos", disse em entrevista ao Farol da Bahia

“O projeto iniciou no final de 2019, então a gente teve a oportunidade de fazer um evento na rua e foi muito bacana. Com a pandemia, nós tivemos que reformular o projeto. Tivemos a ideia de fazer um festival online porque o cenário que estamos vivendo é muito incerto e como fomos beneficiados com um edital da prefeitura pensamos em uma forma de ajudar os artistas da cidade, que estão precisando de um apoio maior. A classe artística é uma das mais prejudicadas pela pandemia. Então, decidimos realizar o projeto no formato de festival virtual para que a gente pudesse atingir outros artistas e, além disso, contribuir com essa classe mesmo que com valores simbólicos”, completou.

Ele disse ainda que o evento busca compartilhar os recursos adquiridos, via Fundo de Cultura Municipal, com os artistas da cidade objetivando ampliar as relações e também continuar fazendo arte. “Fazer arte ameniza estes momentos tão difíceis. Realizar um evento online com artistas de camaçari reforça que nossa arte vive das redes que são construídas, por isso este fazer é coletivo”, afirmou.

O evento virtual e gratuito será transmitido, às 19h, através do Canal do Youtube da Cia da Mata. Além disso, toda a programação está no Instagram @festivaldeartedecamacari. Ainda segundo Cleverton Santos, a pandemia paralisou diversas atividades artísticas, entretanto, como é característico do fazer cultural, o “setor se reinventa e ocupa outras plataformas”. “A internet tem sido esse vetor de difusão”, concluiu.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário