• Home/
  • Notícias/
  • Autos/
  • Fiat Argo e Cronos ficam com 3 estrelas em teste de colisão do Latin NCAP
Autos

Fiat Argo e Cronos ficam com 3 estrelas em teste de colisão do Latin NCAP

Compactos da FCA tiveram boa nota para proteção de crianças; Toyota Etios foi melhor: veja mais

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Fiat Argo e Cronos ficam com 3 estrelas em teste de colisão do Latin NCAP

Esta semana uma nova rodada de testes de colisão divulgados pelo Latin NCAP, braço do Global NCAP, mostraram que o Fiat Cronos e Argo obtiveram apenas três estrelas no quesito proteção para adultos. Em um teste de colisão frontal e lateral, o órgão apontou fragilidade da estrutura do carro que pode ferir os passageiros na altura do peito. O Fiat Argo foi o quinto carro mais vendido do país com mais de 7,5 mil unidades vendidas em junho deste ano.

Os modelos da Fiat não contam com dispositivo de controle eletrônico de estabilidade, o que resultou em uma nota menor no Latin NCAP, segundo o comunicado do próprio órgão. Outro fator determinante para a obtenção de três estrelas nos modelos da marca italiana foi a falta do SBR, também conhecido como o lembrete do cinto de segurança, como item de série. No caso da proteção para crianças, o sistema de ancoragem se mostrou efetivo e foi qualificado como "excelente".

Questionada, a FCA informou que "o crash teste confirma a ótima biomecânica e a alta resistência estrutural dessas carrocerias, que foram totalmente projetadas e desenvolvidas na América Latina. A Fiat Chrysler Automobiles aproveita a ocasião para reafirmar seu compromisso com a evolução contínua dos níveis de segurança veicular de seus produtos.".

Etios foi melhor no teste

O Etios hatch e a variante sedã obtiveram quatro estrelas no teste do Latin NCAP. O carro conta com controle eletrônico de estabilidade, item que só será obrigatório por aqui em 2020 para modelos novos e 2022 para todos os carros, conforme as regras do ROTA 2030, mas que o Toyota já conta em todas as versões.

No entanto, o Latin NCAP não teve pontuação máxima em segurança de crianças, porque o Latin NCAP exige que o modelo tenha um aviso de airbag no banco do passageiro e o Etios ainda não tem um dispositivo de desconexão do airbag. Por fim, a associação disse que falta sinalização adequada das ancoragens Isofix onde as cadeirinhas são fixadas à estrutura do carro.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.