Autos

Fiat Uno deixa de ser produzido após 37 anos com série especial

Uno CIAO terá só 250 unidades com itens exclusivos por R$ 85 mil

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Fiat Uno deixa de ser produzido após 37 anos com série especial

Após quase 37 anos de produção a Stellantis confirmou o fim do compacto Fiat Uno com uma série especial que terá apenas 250 unidades numeradas por R$ 85 mil. Ao longo de quase quatro décadas, o hatch teve duas gerações com 4.379.356 unidades fabricadas com motor 1.0 ou 1.4 em diversas versões e chegou a ocupar o posto de modelo mais barato e mais vendido do mercado brasileiro diversas vezes. 

O modelo especial vem na cor cinza Silverstone e traz elementos como apliques de pára-choques, adesivos laterais com a frase “storia di una leggenda”, há capas na cor preta nos retrovisores e apliques para as rodas na cor grafite aro 14. 

Por dentro o Uno CIAO ganha interior com apliques em preto brilhante, interior com dois tons de cinza nos bancos em tecido e há rádio com Bluetooth. O modelo vem com ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos na dianteira, sistema Isofix, espelho no console central, limpador e lavador do vidro traseiro além de dois airbags e freios ABS dianteiros. 

História do Fiat Uno no Brasil 

O Fiat Uno chegou ao país em 1984, fruto do projeto italiano que foi adaptado ao Brasil com mudanças de suspensão e motorização que era 1.0 e 1.3 enquanto na Europa ele já tinha o moderno motor Fire que efetivamente chegou ao país em 2002. 

O Fiat Uno foi um sucesso desde o início bem como seus derivados Prêmio, Elba e Fiorino, que foram exportados. No caso do Prêmio e da Elba, a oferta ao mercado europeu da época com grande sucesso e a Fiorino brasileira teve versões inusitadas por lá. O Uno se tornou “popular” com o Uno Mille em 1990, desprovido de vários equipamentos mas com preço acessível. 

O carro teve versões interessantes como o Uno 1.5 R e o Uno Turbo em 1994. A partir de 1996, com o Uno EP ele ganharia injeção eletrônica e desde então perdeu versões de apelo esportivo ou de carro completo, opções disponíveis só na linha Palio lançada naquele ano. 

A partir dos anos 2000 o Fiat Uno mudaria muito pouco. Em 2002 ganharia o bom motor Fire 1.0 de 65cv e em 2004 viria uma renovação de estilo que foi muito controversa. E por isso durou apenas 3 anos. Em 2007 a Fiat retocava novamente seu popular. Em 2010 foi apresentada sua segunda geração. Ficou basicamente só o nome Uno pois o carro foi reprojetado do zero. Ainda assim a Fiat manteve em linha o Uno Mille até 2013 quando a obrigatoriedade de freios ABS e Airbags forçou o fim do último carro popular brasileiro. 

 

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.