Fifa ordena punição ao Sport por dívida com o Oleiros
Rubro-negro realizará a transferência nesta sexta-feira (9), diz Milton Bivar
Foto: Emerson Paixão / TV Globo
A Fifa ordenou o bloqueio de inscrições de atletas ao Sport devido a uma reclamação do ARC Oleiros, de Portugal, cobrando cerca de R$ 236.679,43. O valor corresponde à indenização por formação do atacante Diego Felipe Nascimento de Siqueira, que jogou no Sub-23 do Leão. Segundo o presidente do clube, Milton Bivar, o Rubro-negro realizará a transferência nesta sexta-feira (9).
"Estamos pagando nesta sexta-feira, aí eles vão retirar na Fifa. Porque eles ganharam, estava na parte do bloqueio, seria dia 13, mas essa daí a gente resolveu. É dinheiro do clube que a gente com muito esforço conseguiu juntar para honrar esse pagamento, que veio de surpresa. É uma causa desde 2017", disse.
A Fifa informou que a decisão da entidade aconteceu no dia 12 maio deste ano, proferida pelo Juiz Único do subcomitê do DRC, e as partes foram notificadas seis dias depois. Assim, o Sport recebeu o prazo de 45 dias, a partir da notificação dos respectivos dados bancários pelo clube português, para fazer o pagamento. No dia 16 de julho, o prazo chegou ao fim e o Sport não havia realizado a transferência. Com isso, a Fifa ordenou a proibição de inscrições de novos jogadores nacional e internacionalmente. Porém, o bloqueio começaria a valer apenas a partir do dia 13 de outubro, data marcada para iniciar a próxima janela de transferências internacionais.
“A proibição entrará em vigor no início do próximo período de inscrição e permanecerá aplicável até que o valor devido, acrescido de juros, seja pago e pela duração máxima de três períodos inteiros e consecutivos de inscrição. Por outro lado, o embargo será levantado imediatamente e antes de seu serviço completo, uma vez pago o valor devido”, explica um porta-voz da entidade.
Cobrança
A cobrança do Oleiros na Fifa existe devido ao pagamento de uma taxa chamada Training Compensation, que se aplica apenas às transferências internacionais de jogadores menores de 23 anos. Segundo o artigo 20 do Regulamento de Situação e Transferência de Jogadores, a Training Compensation será paga aos clubes formadores de um jogador:
-quando o jogador assina seu primeiro contrato como profissional,
-e cada vez que um jogador profissional é transferido até o final da temporada de seu 23º aniversário.
-A obrigação de pagar Training Compensation surge quando a transferência ocorre durante ou ao término do contrato do jogador.