• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Fila de espera para visto americano aumenta no Brasil, demanda recorde e preços mais altos são desafios
Brasil

Fila de espera para visto americano aumenta no Brasil, demanda recorde e preços mais altos são desafios

A espera é de até 262 dias para conseguir a documentação em alguns estados brasileiros

Por Da Redação
Ás

Fila de espera para visto americano aumenta no Brasil, demanda recorde e preços mais altos são desafios

Foto: Reprodução/Pixabay

Viajar para os Estados Unidos está se tornando uma tarefa cada vez mais complexa para os brasileiros que ainda não possuem o visto de entrada. A fila de espera para a entrevista do visto estadunidense destinado a turismo e negócios (B1/B2) apresentou um aumento significativo em São Paulo e em outros estados do Brasil. Atualmente, quem planeja viajar para os EUA precisa esperar pelo menos 262 dias para conseguir uma vaga no consulado e obter a documentação. No início de julho, a espera era de 251 dias, mostrando uma tendência de crescimento preocupante.

A situação também se tornou mais desafiadora em outros postos consulares. Em Brasília, por exemplo, a espera que era de 154 dias no começo do mês passado, agora chegou a 182 dias. Já em Porto Alegre, a fila mais longa entre as cinco representações consulares no Brasil, aumentou em oito dias entre um mês e outro, totalizando agora 281 dias a partir da solicitação.

Apesar desses aumentos, há boas notícias em algumas regiões do país. Em Recife e no Rio de Janeiro, a fila tem apresentado melhoras significativas. O tempo de espera para solicitação do visto na capital fluminense caiu de 126 para 108 dias, enquanto em Pernambuco a redução foi ainda mais expressiva, de 296 para 164 dias.

O Brasil vive um momento de alta demanda por vistos americanos, sendo considerado o maior dos últimos tempos. Diariamente, cerca de seis mil vistos são processados nas cinco representações consulares existentes no país. Estima-se que até o final deste ano, aproximadamente 1,2 milhão de vistos para entrar nos Estados Unidos serão processados.

A fila de espera para o visto americano teve um alívio no mês passado, quando a espera para conseguir agendar uma entrevista foi reduzida pela metade. Até junho, os interessados chegavam a esperar até dois anos para conseguir uma vaga, sendo que em maio, São Paulo registrou uma fila recorde de 610 dias para agendar uma entrevista, ocupando o 10º lugar no mundo com maior tempo de espera.

Além da alta demanda, outra mudança que impactou os interessados foi o aumento nos preços dos vistos em 2023. O reajuste, de acordo com o relatório divulgado no Federal Register, aconteceu para cobrir os serviços consulares oferecidos, uma vez que os valores anteriores não estavam mais cobrindo a demanda crescente pelos documentos. Agora, os valores para diferentes categorias de vistos variam entre US$ 185 e US$ 315.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.