Filha de Braga Netto desiste de cargo na ANS
Ministro foi denunciado à Comissão de Ética da Presidência após indicação da filha
Foto: Agência Brasil
A filha do ministro Walter Braga Netto, Isabela Oassé de Moraes Ancora Braga Netto, desistiu nesta quarta-feira (22), de assumir o posto de gerente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com salário mensal de R$ 13.074. A informação foi confirmada pelo Diretor de Desenvolvimento Setorial (DIDES) da ANS, Rodrigo Rodrigues de Aguiar, que seria chefe de Isabela no cargo.
O desistência ocorreu após o Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências) cobrar explicações da ANS sobre possível nepotismo cruzado na contratação, segundo o Estadão.
Mais cedo, o deputado Marcelo Calero (Cidadania-RJ) entrou com uma denúncia contra Braga Netto na Comissão de Ética da Presidência da República após a filha do ministro ser indicada para o cargo. Na ação, Calero pedia a abertura de um processo administrativo para apurar a conduta de Braga Netto nas ações que levaram a aprovação de Isabela pela Casa Civil, pasta chefiada por ele, para ocupar o cargo na ANS.
O cargo que a filha de Braga Netto disputou é de livre nomeação, o que significa que não exige concurso público. Com sede no Rio de Janeiro, a ANS regula o mercado de planos de saúde. Isabela é formada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas.