Editorial

Filhos e pais educadores na mesma escola

Avança no Congresso um projeto de lei com múltiplos benefícios à família

Por Da Redação
Ás

Filhos e pais educadores na mesma escola

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Avança no Congresso Nacional um projeto de lei com múltiplos benefícios à família e também ao sistema educacional brasileiro.

Na sexta-feira, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que permite aos servidores da educação básica pública matricular seus filhos na escola em que estão lotados, claro, desde que nela sejam oferecidos a etapa e os anos escolares adequados à trajetória estudantil das crianças e dos adolescentes beneficiados.

A iniciativa merece o mérito por tentar facilitar, especialmente para as crianças mais novas, o deslocamento para a escola junto com seu responsável. 

Hoje, a legislação apenas dá direito de vaga em unidade da educação infantil ou fundamental próxima da residência do aluno.

Mas em cidades grandes, principalmente, os deslocamentos podem ser extensos e não raramente causam atrasos para todos os envolvidos.

Caso o projeto avance e se torne lei, a dinâmica dupla, de deixar o filho em uma escolar e se apressar para chegar na outra a tempo, pode se tornar uma.

Outra mudança introduzida foi limitar o direito apenas a escolas que atendem à etapa e aos anos escolares da educação básica em que o dependente deve estar matriculado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário