Filhos em casa: Saiba como melhorar o espaço para brincadeiras
É possível realizar atividades dentro de casa, e ainda incorporar as brincadeiras à decoração
Com a suspensão das aulas presenciais, muitas crianças estão passando mais tempo em casa, e nesse momento, os pais e tutores precisam usar a criatividade para entretê-las por longas horas do dia. O isolamento social reduz as possibilidades de atividades fora de casa, como passeios ao parque ou recriações.
Porém, com uma dose de criatividade, é possível realizar diversas atividades dentro de casa, e de quebra, incorporar brincadeiras à decoração, sem causar aquela bagunça generalizada. Confira aqui algumas inspirações simples de reproduzir, que atendem à crianças de diversas idades:
- Tapetes interativos podem ser estendidos no chão na hora da brincadeira e retirados depois. Existem muitos modelos disponíveis no mercado, mas quem tiver um pouco mais de habilidades manuais e tempo, pode fazer uma versão personalizada em casa.
- Quem tiver um pouco mais de espaço disponível em casa, pode utilizar uma simples fita isolante para criar desenhos interativos no chão. As fitas coloridas também podem ser usadas no quarto da criança, e além de serem divertidas, elas decoram o ambiente de forma barata e lúdica.
- As cabaninhas são tradicionais opções de brincadeira para as crianças, e os modelos podem ser comprados prontos ou fabricados em casa. A estrutura pode ser feita com madeira ou canos de PVC, e completada com um tecido grande, como um lençol. Para as crianças pequenas, a cabana pode ser um cantinho para a soneca e pintura; as crianças mais velhas podem ser incentivadas a criar um cantinho da leitura.
- Se a criança gosta de pintar as paredes, um mural improvisado com um rolo de papel metro pode salvar a pintura da casa. Vale também investir em murais ou tintas que imitam a textura do quadro negro, criando um ambiente especial para a criança pintar e riscar com giz.